Tamanho do texto

Apenas 200 mil Playbooks foram enviados aos revendedores no último trimestre, contra mais de 9 milhões de iPads no mesmo período

A RIM, fabricante dos smartphones BlackBerry, anunciou hoje seus resultados financeiros do segundo trimestre de 2011. Um dos destaques negativos do balanço foram as fraquíssimas vendas do Playbook , o tablet da empresa.

Playbook: vendas abaixo do esperado
Getty Images
Playbook: vendas abaixo do esperado
A empresa enviou apenas 200 mil tablets para as lojas neste período, muito abaixo da expectativa de 700 mil unidades. O número é ainda mais decepcionante quando comparado às vendas do iPad 2 . No último trimestre de 2011, a Apple vendeu mais de 9 milhões de unidades de seu tablet

Aposta da RIM para concorrer no mercado de tablets, o Playbook foi lançado em abril nos Estados Unidos. O produto recebeu muitas críticas, principalmente devido a falhas no software e à ausência de recursos básicos, como aplicativos de e-mail.

Outro problema é a falta de aplicativos. Como roda um sistema próprio, o Playbook não roda aplicativos do Android, como a maioria dos concorrentes do iPad. A RIM promete que a compatibilidade com programas de Android deve chegar ao Playbook e smartphones da empresa, mas só em 2012 .