Tamanho do texto

Com ferramenta, usuário pode traduzir conversa com amigos que falam outros idiomas no momento do diálogo

O tradutor de conversas do Google, ferramenta que traduz diálogos entre pessoas que falam idiomas diferentes, agora traduz frases ditas em mais 14 idiomas, incluindo o português brasileiro. Segundo o Google, o recurso, disponível apenas para celulares com o sistema Android 2.2, também tem suporte a japonês, coreano, russo, chinês, entre outros.

Para usar o modo de conversa do tradutor do Google, basta acessar a função por meio do aplicativo do Google e falar algo próximo ao aparelho em voz alta. O aplicativo identificará a voz do usuário e repetirá a frase no idioma escolhido. O Google lembra que o recurso ainda está em testes e o aplicativo pode apresentar falhas, como na pronúncia das palavras em alguns idiomas.

O aplicativo também ganhou uma ferramenta para traduzir possíveis erros de interpretação do sistema antes da reprodução. O usuário também pode adicionar palavras desconhecidas a seu dicionário pessoal. O aplicativo ainda exibe a frase traduzida em tela cheia, de modo que o usuário nativo do idioma possa ler a tradução, caso não compreenda a reprodução da frase.

O recurso agora funciona também em tablets com Android e em aparelhos com a versão 2.2 do Android ou superior. Segundo o Google, o aplicativo agora suporta tradução de conversas realizadas em 63 idiomas diferentes, reconhecimento de voz em 17 destas linguagens e reprodução de frases em 24 delas.