Tamanho do texto

Patentes envolvidas em serviços como Google Maps, Google Music, serviços de publicidade e Gmail

LONDRES - A empresa britânica de telecomunicações BT processou o Google nos Estados Unidos por violação de patentes de várias áreas estratégicas para o grupo de tecnologia, como o serviço de mapas em equipamentos móveis.

A BT, líder nas telecomunicações de telefonia fixa da Grã-Bretanha, afirmou em comunicado nesta segunda-feira que acusou o Google de violação de patentes em um tribunal de Delaware. A acusação da BT se refere a seis patentes que, segundo a empresa, são violadas por serviços como o sistema operacional Android, o Google Maps, o Google Music, serviços de publicidade, o gmail e outros serviços. "Trata-se de proteger os investimentos do BT e seus direitos de propriedade e inovação", disse o grupo.

Uma batalha de patentes generalizada está em curso no setor de telecomunicações, à medida que uma quantidade crescente de operadoras, fabricantes de aparelhos e provedoras de conteúdo procuram oferecer serviços atraentes como mapas e entretenimento para consumidores.

O Google já participa de várias disputas relacionadas a patentes contra empresas como Apple, Microsoft e Oracle. Um porta-voz do Google disse que o grupo considera as acusações sem fundamento. "Nos defenderemos vigorosamente contra eles", disse.

(Reportagem de Kate Holton e Georgina Prodhan)