Tamanho do texto

Como vice-presidente global da fabricante de smartphones, Hugo Barra deve liderar expansão da empresa para mercados fora da China

O executivo Hugo Barra, brasileiro que ficou famoso por ser um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema operacional Android, anunciou nesta quinta-feira (29) que deixou o Google. Por meio de seu perfil na rede social Google+, Barra anunciou que assumirá o cargo de vice-presidente global da Xiaomi, fabricante de smartphones chinesa. A contratação do executivo pode sinalizar que a empresa pretende expandir seu alcance para fora da China.

O brasileiro Hugo Barra, vice-presidente da divisão Android no Google, apresenta a nova versão do Nexus 7
Reuters
O brasileiro Hugo Barra, vice-presidente da divisão Android no Google, apresenta a nova versão do Nexus 7

A Xiaomi é apontada por analistas como a "Apple da China", já que possui participação similar à da fabricante do iPhone no país. Atualmente, de acordo com a consultoria Canalys, a Xiaomi possui 5% de participação de mercado nas vendas de smartphones e o iPhone representa 4,8% das vendas. A Samsung, com os smartphones da linha Galaxy, lidera com 18% de participação de mercado.

Por meio da mensagem compartilhada por meio da rede social, Barra afirmou que ajudará a Xiaomi a "expandir seu portfólio de produtos incrível e seus negócios globalmente". "Estou esperançoso com este novo desafio e estou particularmente animado com a oportunidade de continuar a ajudar o ecossistema Android a se desenvolver", escreveu Barra.

Em comunicado, o Google desejou sucesso o executivo: "Nós vamos sentir a falta dele e estamos animados de que ele continue dentro do ecossistema do Android."

A saída de Barra surpreendeu o mercado, já que o executivo tinha participação importante e estava presente em todos os grandes lançamentos do Google, como dos smartphones e tablets da linha Nexus. Barra trabalhava diretamente com Sundar Pichai, vice-presidente do Google para Android e ChromeOS. A última aparição pública do executivo como porta-voz do Google aconteceu durante o lançamento da segunda geração do Nexus 7 e do Chromecast .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.