Tamanho do texto

HDMI 2.0 tem suporte para 32 canais de áudio

As TVs de altíssima resolução, conhecidas como TVs 4K ou Ultra HD, ainda são caríssimas e raras nas lojas. Mas quem quer investir uma fortuna em um desses aparelhos ganhou mais um motivo nesta quarta-feira (4). Uma nova versão do padrão HDMI anunciada em evento da IFA 2013 , feira de tecnologia que começa nesta sexta-feira em Berlim, melhorou o suporte para TVs 4K.

VEJA TAMBÉM:
Infográfico: Conheça as diferenças entre resoluções HD, Full HD e 4K

O HDMI 2.0 suportará resoluções de até 3.840 x 2.160 com taxa de transmissão de 60 quadros por segundo. Na versão mais recente do padrão atualmente no mercado (1.4), essa resolução só é suportada com taxa de 30 quadros por segundo. Outra novidade do HDMI 2.0 é o suporte para até 32 canais de áudio.

As portas usadas no HDMI 2.0 são do mesmo tamanho e formato atualmente no mercado. Assim, será possível aproveitar cabos HDMI já existentes no novo padrão.

TVs Ultra HD chegam ao Brasil, mas esbarram em preço alto

Para aproveitar o benefício, o usuário terá que ter uma TV com o novo padrão HDMI 2.0. O novo protocolo também terá que ser suportado pela equipamento que será a fonte do sinal de vídeo (Blu-ray Player, por exemplo).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.