Tamanho do texto

Aparelho chegará às lojas até o fim deste mês

Em apresentação realizada dias antes da IFA 2013 , feira de tecnologia que começa nesta sexta-feira (6) em Berlim, a Samsung apresentou algumas das novidades da linha Galaxy para os próximos meses. Entre os lançamentos o destaque vai para o Galaxy Gear, relógio inteligente com câmera embutida. O aparelho tem lançamento mundial programado para o próximo dia 25, mas o preço para o Brasil ainda não foi revelado. Nos Estados Unidos, o Gear custará US$ 300 (cerca de R$ 700).

LEIA TAMBÉM:
Samsung anuncia Galaxy Note III
Sony anuncia Xperia Z1 e lentes que transformam smartphone em câmera

O Galaxy Gear é um relógio de pulso com tela digital de 1,63 polegada e resolução de 320 x 200. A tela é sensível ao toque e exibe e-mails, mensagens SMS e outras informações. O relógio se comunica com o celular e permite ainda receber e realizar ligações sem tirar o smartphone do bolso. Segundo a Samsung, o Galaxy Gear tem uma bateria que dura 25 horas. O processador é de 800 MHz.

O Galaxy Gear tem um microfone na pulseira, localizado na parte interna do pulso. Assim, para atender a uma ligação, basta aproximar o pulso da orelha. 

O relógio também tem uma câmera de 1,9 megapixel, que fica na parte de fora do pulso. Assim, basta virar o pulso na direção do objeto desejado para tirar a foto. A câmera também pode gravar vídeos curtos, de até 10 segundos e resolução de 720p.

No lançamento, o relógio será compatível com o smartphone Galaxy Note III e com a nova versão do tablet Galaxy Note 10.1, também apresentados nesta quarta-feira. Mas a Samsung já confirmou que em breve os celulares Galaxy S III, Galaxy S4 e Galaxy Note II ganharão atualizações e passarão a ser compatíveis com o Gear. Vale ressaltar que o relógio foi projetado para ser um complemento do smartphone, ou seja, não funciona sem a conexão com um celular. O Galaxy Gear sairá de fábrica com 70 aplicativos em sua loja. Boa parte deles é de aplicativos de monitoramento de atividades físicas.  

Veja um vídeo sobre o Galaxy Gear

Novo fenômeno?

Relógios inteligentes não são uma novidade no mundo da tecnologia. Algumas empresas menos conhecidas já produzem há alguns anos relógios que se comunicam com celulares e exibem informações básicas na tela.Entre as empresas mais tradicionais, a Sony já tem um relógio inteligente no mercado, o Smartwatch. Ele ganhou uma nova versão em junho, o Smartwatch 2.

Conheça relógios inteligentes atualmente no mercado

Este ano, entretanto, os relógios inteligentes ganharam novo fôlego com o lançamento do Pebble. O sucesso do relógio, criado a partir de uma iniciativa de crowdfunding, renovou o interesse do público pela categoria e deu origem a rumores de que várias grandes empresas, incluindo Apple e Google, estariam criando seus modelos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.