Tamanho do texto

Smartphone começa a ser vendido no Brasil em outubro

Em apresentação realizada dias antes da IFA 2013 , feira de tecnologia que começa na próxima sexta-feira em Berlim, a Sony mostrou algumas de suas novidades para os próximos meses. Os destaques vão para o smartphone Xperia Z1 e para as lentes QX10 e QX100, que podem ser acopladas a diversos modelos de smartphone.

Com tela de 5 polegadas e resolução Full HD (1.080p), o Xperia Z1 representa a aposta da Sony para criar a melhor câmera em um smartphone com Android. A câmera tem sensor de 20,7 megapixels, muito superior a qualquer modelo com Android e inferior apenas ao sensor do Lumia 1020 com Windows Phone, da Nokia. O aparelho começa a ser vendido no Brasil em outubro, mas o preço ainda não foi divulgado.

Veja abaixo os lançamentos da Sony na IFA 2013

O Xperia Z1 tem bordas de alumínio e revestimento de vidro ultrarresistente na parte traseira. Segundo a Sony, a proteção contra água foi aprimorada em relação ao modelo anterior, o Xperia Z. O Xperia Z1 conta com 16 GB de memória de armazenamento, processador Qualcomm Snapdragon 800 de 2,2 GHz e quatro núcleos, um dos mais poderosos do momento, e roda a versão 4.2 do Android. O aparelho é compatível com redes 4G e conta com tecnologia sem fio NFC.

O aparelho tem alguns recursos de software interessantes. Um deles, chamado Social Live, permite usar a câmera do Xperia Z1 para transmitir um evento ao vivo na página do Facebook do usuário. Assim, amigos podem acompanhar um evento ao vivo acessando o perfil de quem faz a transmissão a partir do celular.

Outro recurso do aparelho é o Info Eye. Similar ao Google Goggles, ele reconhece objetos como capas de livros e monumentos históricos e fornece mais informações sobre eles.

Acessórios

Outras novidades apresentadas pela Sony foram os acessórios QX10 e QX100. Esses acessórios em forma de lente foram projetados para serem acoplados a smartphones e melhorar a qualidade das fotos capturadas com celulares. No evento, os acessórios foram usados no celular Xperia Z1, mas o CEO da Sony , Kaz Hirai, afirmou que eles poderão ser usadas com outros celulares. Hirai, no entanto, não detalhou quais modelos serão compatíveis.

Ambos os acessórios são, na prática, uma câmera compacta. Além das lentes, eles abrigam sensor óptico e circuitos de processamento de imagem. Eles também têm suas próprias baterias e até mesmo entradas para cartão de memória. A conexão com o smartphone é feita por meio de Wi-Fi ou NFC.

Nos Estados Unidos, o QX100, modelo mais avançado, custará US$ 500 (R$ 1.150). O QX10 custará a metade desse valor. A diferença de preço fica por conta da melhor qualidade das lentes e do sensor do QX100. Os acessórios chegam até o fim deste mês a países da Europa, mas ainda não há previsão sobre a chegada dos produtos ao mercado brasileiro.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.