Tamanho do texto

Pono reproduzirá áudio com qualidade de estúdio

O tocador de música Pono, projeto concebido pelo músico Neil Young, deve chegar ao mercado no início do ano que vem. Em mensagem publicada na página do Pono no Facebook, o próprio Neil Young afirmou que tanto o tocador como a loja de músicas devem estar prontas nos primeiros meses de 2014.

Protótipo do Pono, mostrado por Neil Young no fim de 2012
Reprodução
Protótipo do Pono, mostrado por Neil Young no fim de 2012

O Pono é um projeto pessoal de Neil Young que parte da ideia de que os players de MP3 atuais, incluindo o iPod, não tocam músicas com a fidelidade ideal. A limitação está no formato MP3 que, ao digitalizar o áudio original captado em estúdio, comprime os arquivos e reduz a qualidade final da música.

A ideia de Young é criar um tocador de música que reproduza fielmente o som dos arquivos originais gravados pelos artistas. O produto pode não ter um apelo para o público em geral, mas Young acredita que há um mercado de audiófilos que querem mais qualidade em seus arquivos de música.

Em setembro do ano passado, Young demonstrou um protótipo do aparelho no programa de David Letterman. Segundo o músico, os arquivos de música usados pelo Pono são cerca de dez vezes maiores do que um MP3 (cerca de 30 MB para uma música de três minutos). Young argumenta que, com as conexões de banda larga atuais, já é viável baixar arquivos de música em maiores.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.