Tamanho do texto

Chamado de Z30, novo aparelho da BlackBerry não substituirá Z10 e chegará ao Brasil em 2014; Atualização para modelos atuais será liberada em outubro

A BlackBerry anunciou, neste quarta-feira (18), o Z30, smartphone com tela de 5 polegadas e sistema operacional BB 10.2, primeira atualização realizada após o anúncio da nova geração do software. O produto deve chegar no Reino Unido e em alguns países do Oriente Médio na próxima semana e outras regiões estarão disponíveis em breve. Segundo a BlackBerry, o Z30 chegará ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2014.

LEIA TAMBÉM:
BlackBerry Z10 traz sistema renovado, mas ainda faltam aplicativos

BlackBerry Z30, novo smartphone da marca, chegará ao mercado com versão mais recente do BB10
Divulgação
BlackBerry Z30, novo smartphone da marca, chegará ao mercado com versão mais recente do BB10

A tela sensível ao toque de 5 polegadas do Z30 é feita de Super AMOLED e tem 5 polegadas, com resolução HD (1.280 x 720 pixels). O produto é equipado com processador Snapdragon S4 Pro, da Qualcomm, de 1,7 GHz com quatro núcleos, além de ter unidade de processamento gráfico (GPU) Adreno 320. O produto inclui uma bateria de longa duração que, segundo a fabricante, permite até 25 horas de uso do aparelho.

O produto não chegará ao mercado para substituir o Z10 , primeiro smartphone lançado pela BlackBerry para tentar se recuperar da crise. O Z10 continuará à venda no País e, segundo a empresa, trata-se de apenas mais um produto que integrará a linha. A BlackBerry também tem vende no Brasil o smarphone Q10, com o tradicional teclado dos aparelhos da marca, mas o produto só está disponível para empresas .

Atualização do sistema

O Z30 será o primeiro smartphone da BlackBerry a chegar ao mercado com a versão 10.2 do sistema operacional da empresa, que foi totalmente remodelado e recebeu o nome de BB10. De acordo com a BlackBerry, a nova versão do sistema operacional estará disponível para os atuais usuários do Z10 e do Q10, inclusive no Brasil, a partir de outubro de 2013.

Entre os novos recursos, o aplicativo BlackBerry Hub passará a "aprender" quais as conversas e contatos são mais importantes para o usuário, o que facilitará a busca de mensagens e informações. Além disso, o BlackBerry Messenger (BBM) passará a permitir que os usuários pré-visualizem as mensagens enquanto estiverem usando qualquer aplicativo no smartphone. Ao receber uma mensagem, será possível responder imediatamente, sem sair do aplicativo atual.

O sistema também adiciona aos smartphones da nova linha da BlackBerry a tecnologia Natural Sound, que melhora a reprodução dos sons, segundo a fabricante, para tornar chamadas de voz e de vídeo mais realistas. Outra novidade é a tecnologia Antenna, que aumenta a velocidade de transferência de dados e reduz as falhas de conexão de chamadas de voz.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.