Tamanho do texto

Além do modelo mais avançado da linha, Xperia Z Ultra, Xperia M e relógio inteligente com Android também chegam ao Brasil até o final do ano

O smartphone Xperia Z1 , recém-anunciado pela Sony durante a IFA 2013, chegará ao Brasil em outubro. O produto chegará às lojas acompanhado do Xperia Z Ultra, "phablet" com tela de 6,4 polegadas. Os dois produtos ainda não tem preço sugerido divulgado pela Sony, mas devem chegar ao País com preço acima de R$ 2 mil, valor do aparelho mais avançado da linha Xperia atualmente à venda no Brasil.

LEIA TAMBÉM:
Lenovo lançará primeiros smartphones e tablets no Brasil em março de 2014
Conheça os smartphones e tablets da linha Galaxy, da Samsung

Os lançamentos da Sony em smartphones para o último trimestre de 2013 ainda incluem o Xperia M, smartphone com tela de 4 polegadas, processador de 1 GHz com dois núcleos, 4 GB de memória interna (expansível com cartão de memória microSD) e câmera de 5 megapixels. O principal diferencial do produto é o suporte a dois chips, recurso também presente nos smartphones D3, da Motorola, e Galaxy Gran Duos, da Samsung.

Confira os lançamentos da Sony no Brasil a partir de outubro:

Com os lançamentos, a Sony terá oito novos smartphones da linha Xperia lançados em 2013, o que demonstra o interesse da empresa em ampliar sua participação no mercado de smartphones. Em 2012, ano em que a Sony comprou a parte da Ericsson na joint venture de celulares e criou a Sony Mobile , apenas três smartphones da linha Xperia foram lançados.

"Os lançamentos estão refletindo de forma positiva. Estamos triplicando as vendas a cada mês no Brasil", diz Ana Peretti, diretora de marketing da Sony Mobile no Brasil. De acordo com estimativas da Sony, com base em números de consultorias de mercado, 19 milhões de smartphones foram vendidos no Brasil em 2012. A empresa espera que, em 2013, este número alcance 29 milhões de aparelhos. "Queremos ser a terceira maior fabricante de smartphones do mundo em médio prazo", diz Ana.

Linha premium

Com a chegada do Xperia Z1 e o Xperia Z Ultra, a Sony reforça sua linha para concorrer com os smartphones topo de linha de outras fabricantes, como o iPhone 5S (ainda sem data prevista de lançamento no País) e Galaxy S4 (Samsung). Os dois produtos chegarão ao Brasil com suporte à TV digital, recurso adicionado pela Sony com exclusividade na versão local dos smartphones.

O Xperia Z Ultra, com sua tela gigante da largura de um passaporte, possui resolução Full HD, o que permite assistir a vídeos com alta qualidade. O produto tem processador Snapdragon 800 de 2,2 GHz com quatro núcleos, 16 GB de memória interna, conexão Wi-Fi, Bluetooth e 3G/4G. O produto possui câmera de 8 megapixels com sensor Exmor RS, que permite tirar fotos com maior qualidade em ambientes de pouca luminosidade.

No caso do Xperia Z1, o produto possui o mesmo processador do Xperia Z Ultra, mas uma tela menor, de 5 polegadas com resolução Full HD. O principal diferencial do produto é a câmera, que fotografa com resolução de 20,4 megapixels, a melhor encontrada em um smartphone com sistema Android -- no caso dos smartphones em geral, a câmera do Xperia Z1 fica atrás da câmera de 38 megapixels do Lumia 1020, aparelho da Nokia com Windows Phone 8.

O Xperia Z1 tem bordas de alumínio e revestimento de vidro ultrarresistente na parte traseira. Segundo a Sony, a proteção contra água foi aprimorada em relação ao modelo anterior, o Xperia Z. Ele roda a versão 4.2 do sistema Android e é compatível com redes 4G e com suporte a NFC, tecnologia utilizada para transferência de arquivos sem fio e pagamentos com o celular.

Acessórios

Além dos smartphones, a Sony planeja trazer para o mercado brasileiros alguns acessórios até o final do ano. Entre eles, está o badalado relógio inteligente Smart Watch 2 . O produto possui tela de 1,6 polegadas e roda o sistema operacional Android. Ele funciona de maneira integrada com o smartphone, e permite acessar chamadas perdidas, e-mails, mensagens de texto (SMS) e acessar o aplicativo do Facebook no pulso. O produto ainda não tem preço sugerido.

Para quem gosta de fotografar, a novidade fica por conta da chegada do acessório QX10 . Em formato de lente, ele pode ser acoplado ao smartphone e sincronizado por meio de NFC. Na prática, trata-se de uma câmera completa, já que o acessório inclui as lentes, sensor óptico e circuitos de processamento de imagem. O produto permite usar zoom óptico de até 10x, o que permite fotografar objetos distantes. Ainda não há preço definido para o produto no Brasil.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.