Tamanho do texto

D-Central permitirá criar grande rede sem fio local, o que permitirá que usuários de mesmas cidades possam trocar arquivos sem passar pela internet

O D-Central, dispositivo contra a espionagem da agência de segurança dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) criado por John McAfee, deve ganhar uma apresentação formal ao mercado em seis meses. A informação foi revelada pelo próprio McAfee, que fundou a empresa Future Tense para cuidar do projeto que é chamado de D-Central, em entrevista à revista The New Yorker .

LEIA TAMBÉM:
Em vídeo com mulheres e armas, John McAfee ensina a desinstalar antivírus que criou
John McAfee é extraditado para os EUA, após acusações de assassinato

John McAfee espera lançar dispositivo contra espionagem americana no início de 2014
Reprodução
John McAfee espera lançar dispositivo contra espionagem americana no início de 2014

O produto, de acordo com McAfee, é um dispositivo parecido com um roteador wireless, mas ele não se conecta com a internet diretamente. Usado para criar uma rede local, ele permite que o usuário conecte notebooks, smartphones e tablets (desde que utilizem um aplicativo específico) a mesma rede sem fio. Depois a rede utiliza uma tecnologia diferente da adotada pelas redes Wi-Fi e do protocolo IP para se comunicar.

Segundo McAfee, cada caixa terá um modo público e um modo privado. Isso permitirá que qualquer pessoa que esteja num alcance determinado possa se conectar à mesma rede pública para se comunicar com outros usuários próximos. Quando conectado à rede, o usuário pode utilizar o aplicativo do D-Central para transmitir arquivos ou mensagens para qualquer pessoa conectado à mesma rede sem fio.

Cada um dos dispositivos pode se conectar com outras redes locais. Com uma grande quantidade de dispositivos em uma cidade, por exemplo, os próprios usuários podem criar uma grande rede local paralela à internet. Segundo McAfee, a ideia é ter grandes "hubs" de acesso a internet nas cidades, por meio dos quais as redes locais criadas pelo D-Central se comunicarão por meio da internet. Os arquivos enviados pela internet serão encriptados pelo aplicativo.

Os planos de McAfee, no entanto, vão além de permitir que as pessoas possam transmitir arquivos e se comunicar com outros usuários sem serem monitorados. Na entrevista, McAfee afirmou que o D-Central pode ter outras aplicações interessantes, como o envio para o smartphone do usuário de notificações de acidentes de trânsito e também de promoções, quando o usuário se aproxima de um restaurante.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.