Tamanho do texto

Primeiros smartphones com o sistema já chegarão às lojas com software atualizado para a versão mais recente, anunciada nesta semana

A Fundação Mozilla anunciou, nesta quarta-feira (9), que está prestes a dar os próximos passos para expandir o lançamento dos primeiros smartphones com Firefox OS, sistema operacional de código aberto baseado em HTML5. Em comunicado à imprensa, a Mozilla afirma que a venda dos produtos será iniciada ainda no quarto trimestre de 2013 no Brasil e outros três países da América Latina.

LEIA TAMBÉM:
Firefox OS, Ubuntu, Tizen e Sailfish: os novos rivais do Android

ZTE Open foi um dos primeiros aparelhos lançados com Firefox OS
Getty Images
ZTE Open foi um dos primeiros aparelhos lançados com Firefox OS

Até o momento, existem apenas dois modelos de smartphones com Firefox OS no mercado, o ZTE Open e o Alcatel One Touch Fire. Os produtos estão atualmente à venda na Espanha, Colômbia e Venezuela por meio da operadora Telefônica, uma das parceiras da Fundação Mozilla, além da Polônia, por meio da T-Mobile. No Brasil, o produto deve chegar com exclusividade pela operadora Vivo.

O ZTE Open , primeiro smartphone com o sistema desenvolvido por uma grande fabricante, chegou às lojas da Espanha em julho com preço de 69 euros (cerca de R$ 200). Ele possui tela de 3,5 polegadas com resolução de 480 x 320 pixels, 256 MB de memória RAM e 512 MB de memória interna, que pode ser expandida por meio de um cartão de memória de 4 GB. O produto possui câmera traseira que fotografa com resolução de 3.2 megapixels.

O Fire, da Alcatel One Touch, possui recursos parecidos com o ZTE Open, como tela de 3,5 polegadas e câmera de 3.2 megapixels, mas chegará ao mercado com processador Snapdragon, da Qualcomm, de 1 GHz. Além deles, a Fundação Mozilla mantém no mercado espanhol um modelo desenvolvido com a Geeksphone voltado para desenvolvedores interessados em criar aplicativos para o Firefox OS.

Primeira atualização

Os novos smartphones com Firefox OS devem chegar ao mercado brasileiro com a última versão do sistema operacional (1.1). A nova versão do sistema também será disponibilizada para os atuais usuários dos smartphones com Firefox OS em breve.

Entre as mudanças oferecidas pela atualização estão melhorias de desempenho do sistema, suporte a mais idiomas (agora são mais de 15 idiomas suportados), suporte ao envio de mensagens multimídia (MMS) e nova interface de programação de aplicativos (API) que permite receber notificações por push, recurso comum em smartphones.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.