Tamanho do texto

Atualizações menores, que estarão disponíveis para atuais usuários, incluem modo dirigir e compartilhamento de conexão de internet sem senha

O sistema operacional Windows Phone 8 receberá sua terceira atualização em breve, o que permitirá que smartphones mais avançados, com telas maiores de resolução Full HD e processadores com quatro núcleos, cheguem ao mercado. De acordo com a Microsoft, a atualização será liberada nos próximos meses para os atuais aparelhos que rodam o sistema operacional.

LEIA TAMBÉM:
Smartphone da Nokia com câmera de 41 megapixels chega ao Brasil

Com suporte a resolução Full HD, Windows Phone 8 poderá rodar em smartphones com telas maiores
Divulgação
Com suporte a resolução Full HD, Windows Phone 8 poderá rodar em smartphones com telas maiores

"A nova atualização abre caminho para dispositivos com telas de 5 e 6 polegadas", diz Darren Laybourn, gerente de atualizações para Windows Phone, no blog oficial. O anúncio da atualização reforça os rumores de que a Nokia, recém-adquirida pela Microsoft, deve anunciar ainda este mês um smartphone com tela de 6 polegadas .

Com o sistema rodando em aparelhos com telas Full HD, o usuário terá mais espaço na tela inicial para incluir Live Tiles, blocos dinâmicos de aplicativos que mostram atualizações em tempo real. No caso dos pequenos Live Tiles, as novas telas devem suportar até seis ícones de aplicativos em sequência.

A nova versão do Windows Phone 8 também suportará processadores com quatro núcleos, outro ponto que deixava os aparelhos com o sistema, como os modelos da linha Nokia Lumia, atrás de outros smartphones como o Galaxy S4, da Samsung. A terceira atualização permitirá que os fabricantes utilizem o processador Snapdragon 800 com quatro núcleos. "O poder que este chip entrega tornará o Windows Phone ainda melhor", diz Laybourn.

Os dois principais novos recursos, no entanto, dependem do hardware do aparelho. Por isso, somente smartphones novos que chegarem ao mercado poderão fazer uso dessas novas funcionalidades relacionadas à resolução da tela e ao maior poder de processamento.

Recursos de software

Os usuários de smartphones com Windows Phone 8 atualmente no mercado, no entanto, também tem algumas novidades úteis, ainda que menores. Após instalar a terceira atualização, os usuários poderão acionar o "Modo Dirigir", que bloqueia notificações de mensagens de texto (SMS), chamadas, entre outros, enquanto o usuário está dirigindo. O sistema só volta a liberar as notificações quando percebe que o usuário estacionou o carro.

Para quem se irrita com o fato de o Windows Phone exigir a digitação de uma senha para compartilhar a internet com outros dispositivos, o problema será parcialmente resolvido. Ao emprestar a conexão do celular para um computador com Windows 8.1, o usuário só precisará conectar os dois aparelhos por meio da conexão Bluetooth e nenhuma senha será exigida. No caso de dispositivos com outros sistemas, a exigência de senha continua.

Outros recursos incluem mais ringtones personalizáveis, o que permitirá que o usuário customize até o toque do aparelho ao receber uma mensagem. O sistema também ganhou um novo recurso para travar a orientação da tela, de modo que ela não mude de posição ao assistir filmes, por exemplo. A conexão Wi-Fi também poderá ser ativada durante o processo de configuração inicial do produto -- até agora, o usuário precisava gastar dados do seu plano 3G/4G até estar com o smartphone pronto para o uso.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.