Tamanho do texto

Novo produto possui tela de 55 polegadas feita de OLED, que promete cores mais vivas e menor consumo de energia

*Atualizado em 17/10/2013 às 16h30 com correção sobre o tamanho da TV e resolução da tela.

Mostrada pela primeira vez pela LG durante a CES 2013 , maior feira de eletrônicos do mundo, a TV de tela curva da LG chegou finalmente ao Brasil. O produto, que possui tela de OLED (diodo emissor de luz orgânico, na sigla em inglês) com 55 polegadas e resolução Full HD (1080p), será vendido por R$ 40 mil.

O televisor tem também suporte para imagens em 3D e vem com quatro pares de óculos. O aparelho é ultrafino, com apenas 4 milímetros de espessura. Considerado pela LG um produto de nicho, a TV será vendida inicialmente em apenas cerca de dez pontos de venda nas cidades de São Paulo, Campinas (SP), Rio de Janeiro, Recife (PE) e Porto Alegre (RS).  

LEIA TAMBÉM:
Infográfico: Entenda a resolução da sua TV
LCD se mantém firma na guerra contra o OLED

TV OLED da LG tem tela de 55 polegadas e resolução Full HD
Claudia Tozetto/iG
TV OLED da LG tem tela de 55 polegadas e resolução Full HD

A tecnologia OLED, que promete ser o futuro das telas usadas em eletrônicos, usa um composto químico orgânico como um dos principais componentes. O composto emite luz quando é exposto a uma corrente elétrica. As telas de OLED consomem menos energia e oferecem imagens com contraste maior.

Além disso, o OLED promete telas tão finas que os futuros aparelhos portáteis poderão se dobrar como papel. Apesar de superior, a tecnologia pode levar algum tempo até se popularizar, por conta do custo.

Por conta disso, as TVs de OLED devem representar uma parte ínfima das vendas de televisores nos próximos anos. No Brasil, a consultoria GfK, que mede as vendas de televisores ao consumidor, ainda não monitora das vendas de TVs de OLED. Dados da consultoria DisplaySearch, divulgados pela LG no lançamento da TV, apontam para 400 mil unidades de TV OLED vendidas até o fim de 2014 em todo o mundo, e 5 milhões em 2016.

A nova TV de tela curva da LG pesa 17 kg. O modelo possui alto-falantes com espessura fina e base feita de acrílico transparente para acompanhar o design do modelo. De acordo com a fabricante, o design curvado da tela tem o objetivo de oferecer uma experiência mais imersiva para o espectador, similar as salas de cinema com tecnologia IMAX.

Conexão de internet

Além da tecnologia OLED e design curvo, a nova TV da LG suporta a exibição de imagens em 3D e também possui conexão de internet e plataforma Smart TV. O sistema, desenvolvido pela própria LG, permite que o usuário navegue na internet, instale aplicativos na TV e também assista filmes por meio de serviços de TV sob demanda, como Netflix.

Além da LG, a Samsung também anunciou em janeiro sua primeira TV com tela curva . O modelo da Samsung, com tela de 55 polegadas e tecnologia OLED, foi apresentado durante a CES 2013. A Samsung ainda não divulgou a data de chegada e o preço sugerido do produto no Brasil.

Veja TVs com resolução Ultra HD (4K) apresentadas na CES 2013


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.