Tamanho do texto

Além do Jump, o Google anunciou que fará uma versão para iPhone do Cardboard, o óculos VR de papelão do Google

O universo da realidade virtual está cada vez mais próximo do usário. Prova disso é que o Google resolveu investir de vez no Cardboard, espécie de acessório feito de um pedaço de papelão dobrável, duas lentes, um microchip, um ímã, um elástico e duas fitas de velcro, em outra invenção, o Google Jump.

O Jump é um sistema composto por hardware e software desenvolvido em parceria com a GoPro. A parte de hardware, chamada de Jump Camera é, na verdade, um acessório que conecta 16 câmeras GoPro Hero 4. Já  o software, chamado de Jump Assembler é responsável por fazer as câmeras funcionarem como se fossem uma só, sincronizando a gravação e compartilhando as configurações. O resultado da combinação de ambos são vídeos esterioscópios 3D para serem vistos no Cardboard e em outros dispositivos VR, ou seja, de realidade virtual. Os vídeos feito com esse estranho equipamento são de alta resolução, equivalente ao 4K segundo o site do projeto .

Ainda segundo o Google, em breve o YouTube dará suporte a esse tipo de conteúdo. O sistema, porém, não tem previsão de lançamento.

LEIA MAIS:  Com áudio integrado, novo protótipo da Oculus Rift é a melhor realidade virtual

Além do impulso do Jump, o Cardboard  recebeu outro incentivo: a promessa de que existirá, em breve, uma versão para iOS. O Cardboard permite transformar seu telefone celular em uma experiência de realidade virtual. Também no I/O, o Google anunciou o  Google Expeditions , um programa que que permite que estudantes façam viagens virtuais com o Cardboard para lugares como a lua e o fundo do mar. 

Segundo o Google, existem mais de 500 apps para Cardboard, entre filmes, games, tours e educativos, e mais de um milhão de Cardboards já foram distribuídos.

go pro jump carbonmade 360º
Divulgação
go pro jump carbonmade 360º

Six-Camera Spherical Array e Drone

Também nesta semana, no palco de um evento do Recode , o CEO da Go Pro,  Nick Woodman, apresentou o  Six-Camera Spherical Array, um acessório esférico que faz uma espécie de bola com seis câmeras da GoPro para vídeos e imagens de realidade virtual. O equipamento, previsto para ser lançado neste ano, deve impulsionar a tecnologia da Kolor, empresa de realidade virtual que GoPro adquiriu em abril.

Woodman também revelou que a GoPro está trabalhando no projeto de um drone, que deve ser lançado no primeiro semestre de 2016.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.