Tamanho do texto

Nova versão do sistema operacional da Microsoft chegará como uma atualização para usuários de Windows 8.1, 8 e 7

Finalmente, temos uma data de lançamento para o tão aguardado Windows 10 : 29 de julho. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º) por Terry Myerson no blog oficial do Windows . No texto, o executivo destaca algumas das novidades da décima versão do sistema operacional chega em breve para atender aos 1,5 bilhões de pessoas que já usam Windows em mais de 190 países.

A primeira novidade é o retorno do menu Iniciar, ausente no Windows 8. Além disso, o Windows 10 promete ser mais rápido de ligar e também de acordar quando em repouso. O Windows 10 também quer ser a plataforma mais segura, por isso vai incluir o Windows Defender como opção de proteção anti-malware gratuita, e oferecer atualizações gratuitas de segurança durante toda a vida útil do dispositivo.

Outra novidade é a Cortana, assistente de voz da Microsoft, que futuramente também poderá ser vista em dispositivos iOS e Android segundo a Microsoft . A Cortana aprende as preferências do usuário para fornecer recomendações pertinentes, acesso rápido às informações e lembretes importantes. A interação é natural, via fala ou escrita. Além disso, a Cortana não funciona apenas no PC, mas também no smartphone.

MWC 2015:  À primeira vista, Windows 10 parece mais um ajuste do que uma evolução

O navegador Microsoft Edge é outra novidade da décima versão, e vem substituir o Internet Explorer. Dentre os novos recursos estão o de fazer anotações em páginas da web, seja digitando ou escrevendo com os dedos ou uma caneta stylus, de compartilhar links direto pelo browser e ainda um modo leitura. Além disso, o Edge funciona interligado com a Cortana para que ela ajude o usuário enquanto ele navega na web.

A experiência com o famoso pacote Office, Word, PowerPoint e Excel, também promete ser mais completa, uma vez que os programas foram redesenhados para funcionar no Windows 10 e serem compatíveis com equipamentos com telas sensíveis ao toque. Será possíve, por exemplo, atualizar uma planilha sem teclado ou mouse. As novas versões do OneNote e do Outloook também virão no Windows 10 sem custo adicional.

O Windows 10 também traz uma novidade para os amantes de games: integração com o Xbox pela Xbox Live, loja de jogos, e pelo aplicativo nativo do Xbox, que traz jogos para PCs e outros dispositivos móveis. Donos de Xbox e de PCs poderão jogar o mesmo game em diferentes dispositivos, recomeçando o jogo onde parou em qualquer equipamento rodando Windows 10, entre outras funcionalidades.

Os aplicativos básicos de fotos, vídeos, mapas, contatos, e-mail e calendário também foram reformulados no Windows 10. Eles também funcionarão de forma sincronizada, isto é, o usuário pode começar algo no PC e terminar no smartphone que todas as mesmas informações estarão lá.

Já com o Continuum do Windows permite que os equipamentos 2 em 1, ou seja, que são tablet e notebook, mudem de uma forma para a outra. Nos smartphones, o Continuum permitirá que os usuários transformem seus equipamentos em PC com a ajuda de um monitor, um mouse e um teclado.

O Windows Hello, por sua vez, entregará ao usuário uma experiência mais personalizada de login, ou seja, para se conectar ao seu dispositivo. Além de chamá-lo pelo nome, o Hello permite que o usuário faça a autenticação biométrica, seja por impressão digital, escaneamento facil ou de íris . Claro que tais formas de reconhecimento dependem do hardware do equipamento, mas a questão toda é que o Windows 10 já nasce compatível com essas funções.

No dia 29 de julho, usuário de Windows 8, 8.1 e Windows 7 poderão fazer o upgrade gratuito, tanto no PC quanto no tablet, ou ainda comprar um novo equipamento já rodando Windows 10. Por enquanto, é possível se inscrever para receber a atualização assim que ela for lançada dentro do próprio Windows, desde que ele seja autêntico, é claro. A Microsoft já disse que não irá dar atualização para cópias piratas . Basta clicar no ícone da janela quando ele aparecer na barra de ferramentas ou buscar mais informações na  página de suporte do Windows.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.