Tamanho do texto

Versão El Captain apresenta melhorias na experiência do usuário e na performance do sistema como um todo

El Captain é o nome da décima versão do OS X, sistema operacional para computadores Mac
AP Photo/Jeff Chiu
El Captain é o nome da décima versão do OS X, sistema operacional para computadores Mac

Nesta segunda-feira (8), a Apple deu início a sua conferência anual para desenvolvedores, a WWDC 2015, em São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos. O primeio anúncio feito por Craig Federighi, vice-presidente de sofware da empresa, diz respeito a décima versão do sistema operacional para Macs, o OS X. Chamada de El Captain, a atualização foca em duas características: experiência do usuário e performance da plataforma. A versão oficial estará disponível até o final do ano gratuitamente, mas a beta, para desenvolvedores, será liberada já nesta segunda-feira.

Algumas das novidades estão concentradas no Safari, o navegador oficial da plataforma. A partir desta versão, os usuários poderão fixar seus sites favoritos apenas arrastando-os para a esquerda, na barra principal, logo abaixo do campo de endereço. Além disso, toda vez que o usuário abrir um link que está sendo mostrado na página de um site favorito, este link será automaticamente aberto em uma nova aba. O navegador entende que aquela é uma página importante. O Safari também ganhou um recurso que permite ao usuário encontrar mais rapidamente em que aba está tocando determinada música, daquelas que começam a tocar automaticamente. 

Outra novidade está no Spotlight, o mecanismo de busca dentro do sistema operacional. A partir da versão El Captain, o recurso será capaz de responder perguntas feitas em linguagem natural. Além disso, mostrará a previsão do tempo, resultados de jogos e índices de empresas listadas nas bolsas de valores. 

Também houve melhorias no aplicativo de e-mail, que agora permite que o usuário delete mensagens apenas deslizando o dedo, como outros apps já fazem. O Mac Os X terá ainda um novo aplicativo de Anotações (Notes). 

O mecanismo conhecido como Mission Control, que permite ao usuário gerenciar as janelas abertas, também recebeu atualizações, permitindo uma melhor organização e novas formas de dividir a tela, inclusive a possibilidade de colocar janelas lado-a-lado. 

Em termos de performance, abrir um aplicativo no El Captain será 1.4 vezes mais rápido do que na versão anterior do sistema, mudar de app, duas vezes mais rápido, e abrir um arquivo PDF até quatro vezes mais rápido do que na versão anterior.  

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.