Tamanho do texto

Sony é a primeira fabricante a trazer aparelhos com Android TV ao Brasil, em modelos Full HD e 4K, de 49 a 75 polegadas

Busca por comando de voz é um dos destaques do Android TV
Divulgação
Busca por comando de voz é um dos destaques do Android TV

As primeiras televisões rodando Android TV, a nova versão do sistema do Google para esse tipo de equipamento, chegarão ao Brasil com a Sony, em julho. O Android TV foi anunciado na conferência para desenvolvedores do Google de 2014 , mas só neste ano começou a se espalhar pelos aparelhos, a grande maioria visto na CES 2015. 

CES 2015: novos sistemas para TVs inteligentes elevam o nível da competição

Além da interface renovada, o Android TV possui recursos que prometem agregar valor aos produtos, como a função Google Cast. Em resumo, o Google Cast tem o mesmo papel que o acessório Chormecast de levar para a televisão os conteúdos do smartphone, tablet ou do navegador Chrome com um simples toque de botão. 

Outra novidade do Android TV é o acesso a Google Play, a loja de aplicativos, conteúdos e jogos do sistema operacional Android. As televisões da Sony e as de outros fabricantes que devem chegar nos próximos meses virão com mais de 120 aplicativos voltados aos brasileiros, entre eles Netflix e Crackle, plataforma de vídeos da própria Sony. Como qualquer loja multiplataforma, a Google Play possui aplicativos adaptados para grande telas, e outros não.

As televisões com Android TV possuem também comando por voz, feita a partir do microfone integrado do controle remoto One Flick no caso dos modelos da Sony. Além disso, o Android TV transforma o equipamento em console na medida que permite ao usuário conectar o smartphone ou mesmo um joystick como o DualShock, do PlayStation 4, para uma melhor experiência com jogos da Google Play.

Segundo Fausto Araújo, gerente de produto Android TV, todos os fabricantes que optaram pelo sistema do Google concordaram em atender aos requisitos mínimos de hardware, que segundo ele são mais elevados do que eram no Google TV, plataforma anterior que morreu. O objetivo é que os clientes que comprarem uma TV não fiquem com uma versão desatualizada da plataforma. De acordo com o executivo, as marcas se comprometeram a atualizar o sistema operacional em no máximo trinta dias a contar da divulgação da nova versão e a fazer isso por alguns bons anos.

Androids TV da Sony em julho

A partir de julho, chegam ao mercado brasileiro quatro modelos 4K, 49, 55, 65 e 75 polegadas, e três modelos Full HD, 50, 55 e 75 polegadas. Entre os equipamentos 4K, os preços variam de R$ 4.999 até R$ 17.999. Os valores para os equipamentos Full HD, que devem ser mais acessíveis, não foram informados, nem o preço do One Flick, que poderá ser comprado por clientes que adquirirem modelos abaixo de 55 polegadas. Tais modelos virão apenas com o controle padrão da indústria, que não possui microfone nem conexão NFC para pareamento com smartphones e tablets.

As TVs da Sony possuem acabamento em metal escovado, bordas finas e base com material metálico cromado. Os modelos 4K vem equipado com processador X1 próprio da fabricante, que inclusive transforma imagens Full HD em 4K com uma técnica de upscalling, que melhora a imagem.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.