Tamanho do texto

Solução já foi testada pelo Google na Indonésia e só funciona para usuários de Android e para sites buscados no Google

Google vai tentar driblar a má qualidade das redes móveis, 3G e 4G, no Brasil
Thinkstock/Getty Images
Google vai tentar driblar a má qualidade das redes móveis, 3G e 4G, no Brasil

O Google anunciou nesta quinta-feira (11) que encontrou uma solução para mostrar sites que os usuários de Android com uma conexão muito lenta não conseguem acessar por serem "pesados" para a internet que eles possuem. 

LEIA MAIS:  Há quatro anos presente na América Latina, 4G tem só 2,4% do total de conexões

Essa tecnologia estará disponível no final do mês e só funciona para sites que os usuários brasileiros de Android acessarem via smartphone a partir da página de resultados de busca do Google.

Em resumo, o sistema operacional automaticamente passará a reconhecer que o usuário possui um Android e que sua rede móvel é lenta e, por isso, a oferecer sites omitindo elementos pesados, para que a página carregue mais rápido, exigindo menos dados. 

Segundo post no blog do Google , testes realizados na Indonésia mostraram que essas novas páginas, mais leves, carregam quatro vezes mais rápido e usam 80% menos dados do que antes. Além disso, o tráfego nessas páginas aumentou mais de 50%. Se o usuário preferir a página original, bastará que ele opte no topo do navegador.

O autor do texto, Hiroto Tokusei, gerente de produto, até brincou com a lentidão da rede móvel, 3G e 4G, brasileira: "Afinal, se cada um desses brasileiros gastar um segundo a menos esperando que uma página carregue, isso soma anos e anos de espera economizados, todos os dias".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.