Tamanho do texto

O empresário, que está no Brasil, argumenta que é preciso ponderar a gratuidade no acesso móvel nos casos em que as empresas, como o Facebook, têm interesses comerciais

Fundador da Wikipedia, Jimmy Wales
Getty Images
Fundador da Wikipedia, Jimmy Wales

De passagem pelo Brasil, Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, defendeu nesta quarta-feira (17), durante uma palestra em São Paulo, a neutralidade da rede e o acesso móvel gratuito à enciclopédia virtual, mas disse não ter tanta certeza se o modelo de "zero rating", de taxa zero, deve ser aplicado para empresas como Facebook, Twitter e WhatsApp, que possuem interesses comerciais envolvidos. "É preciso saber antes o que o Facebook vai fazer com os dados dos usuários, que práticas poderá adotar contra a concorrência, por exemplo".

O empresário disse ser defensor da neutralidade da rede, mas que não coloca o conceito abstrato na frente dos interesses dos mais necessitados. Durante sua palestra no Ciab, evento promovido pela Febraban, Federação Brasileira dos Bancos, o executivo mostrou um vídeo em que jovens sul-africanos pediam acesso gratuito à Wikipedia via redes móveis às operadoras de telefonia local uma vez que não possuem nem biblioteca nas escolas. Na África do Sul, o pedido da Wikipedia Zero  foi atendido.

No Brasil, enquanto o Marco Civil da Internet não é regulamentado, as operadoras de telefonia móvel começaram a oferecer planos com acesso gratuito a alguns serviços como WhatsApp, mas para conquistar mais clientes. Claro e Tim são exemplos recentes.

Wales também está no Brasil para divulgar a TPO, The Peoples Operator, uma operadora virtual que oferece planos vinculados a causas e que doa 25% do seu lucro para a caridade. O cliente que opta pela operadora escolhe para qual causa social vai 10% do valor pago pela sua conta.

Por se tratar de uma operadora virtual, a TPO precisa fazer parcerias com outras empresas do setor para oferecer esse serviço. A empresa não tem torres e antenas próprias, por exemplo. Wales disse não se preocupar com a concorrência, pois acredita que as operadoras ganham com esse tipo de iniciativa beneficente – uma vez que atraem um tipo diferenciado de cliente. A TPO já opera no Reino Unido com a EE e, em breve, nos Estados Unidos com a Sprint.

Wikipedia no Brasil

Segundo Wales, a Wikipédia possui 32 milhões de artigos em 287 línguas, inclusive o Guarani. Em português, são 876 mil artigos – o Brasil responde por apenas 2,3% de participação em todos os acessos à Wikipedia. Além disso, os brasileiros lêem mais em português do que os portugueses: 72,2% contra 45,3% dos usuários portugueses. Por outro lado, os usuários portugueses lêem mais a Wikipédia em inglês do que os brasileiros: 35,2% frente a 18,6% pelos brasileiros.

Grande parte dos colaboradores, disse o empresário, são homens (87%), com idade média de 26 anos, e que o número de pessoas que possuem PhD é o dobro das que não têm nenhum tipo de especialização.

Wales irozinou a participação masculina. "Os homens nunca duvidam de si mesmos quando acham que sabem algo. As mulheres se questionam mais". Ainda segundo o fundador da Wikipedia, hoje há uma preocupação em aproximar as mulheres da enciclopédia virtual. Por isso, Wales trabalha em uma plataforma de edição mais amigável e com menos códigos – que por vezes afastam as colaborações femininas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.