Tamanho do texto

Além da lâmpada conectada Hue, Philips venderá no Brasil luminárias LED portáteis para crianças da linha Disney

No ano passado, a Philips iluminou nove dos 12 estádios da Copa do Mundo. No total, oito fachadas foram iluminadas com LED e cinco campos receberam iluminação com alto índice de reprodução de cores. Para a casa, a empresa de origem europeia trouxe a Hue, lâmpada conectada que pode ser controlada por meio de um aplicativo. O próximo passo é conquistar mais membros da família com a linha Disney, luminárias de luz LED portáteis que funcionam a bateria por até seis horas e que são voltadas ao conforto das crianças.

Segundo Mariana Mendel, analista de produto da Philips, a iluminação hoje está muito mais ligada ao bem-estar do que apenas à necessidade básica. "A luz não é apenas funcional. Nosso objetivo com a linha Disney é que as crianças criem um laço afetivo com a luminária, que gostem de andar com ela pela casa de noite", comenta a executiva. O preço da novidade ainda não está definido, mas deve girar em torno do valor pelo qual é vendido na Europa, R$ 100. De acordo com Mariana, o produto chega no Brasil entre o final deste ano e o início de 2016.

As luminárias da linha Disney imitam personagens da marca e são feitos de silicone. No Philips Innovation Experience, evento realizado na terça-feira (23) em São Paulo, estavam expostos um Mickey, uma Minnie, e dois personagens da franquia Monsters S.A. Além da luz LED que se mantêm acesa por até seis horas por dia, a luminária possui sensor de movimento: para desligar a luminária a criança só precisa virar o boneco de ponta cabeça, para baixo. A luminária vem ainda acompanhada de uma base carregadora que deve ficar ligada na tomada.

Lâmpada LED inteligente permite controlar e personalizar a iluminação da casa, entre outras várias funções inteligentes
Divulgação
Lâmpada LED inteligente permite controlar e personalizar a iluminação da casa, entre outras várias funções inteligentes

Iluminação como parte do negócio

Neste ano, a Philips não trará novidades da linha Hue para o Brasil, mas Mariana adiantou que o preço do kit permanecerá o mesmo. Apesar do valor alto, R$ 1.299 para um kit de três lâmpadas mais a ponte que as conecta, a Hue não é, para a Philips, um produto ligado ao luxo, mas à tecnologia. Em geral, os fãs de inovação são os mais interessados em adquirir as lâmpadas. Segundo Mariana, no segmento empresarial, que cada vez mais busca por automação, o conceito de lâmpada inteligente e conectada já está bastante difundido e, aos poucos, deve impulsionar o crescimento doméstico da categoria.

TESTAMOS:  Lâmpada Philips Hue é acionada pelo smartphone e tem milhões de cores

Recentemente, a Philips anunciou a primeira grande instalação no mundo de seu sistema de iluminação conectada com o posicionamento interno baseado em LED para o Carrefour. Um dos hipermercados em Lille, na França, passou a usar iluminação de LED, que utiliza a luz para transmitir um sinal de GPS para o smartphone do cliente, que por sua vez aciona um aplicativo com serviços baseados em localização.

O sistema de posicionamento interno da Philips consiste em luminárias de LED, um banco de dados de localização baseado em nuvem e um kit de desenvolvimento de software sobre o qual os clientes podem construir sua plataforma. O sistema em operação no hipermercado Carrefour, em Lille, é composto de 800 luminárias de LED lineares que utilizam a tecnologia da Philips VLC (comunicação de luz visível, na tradução livre) para transmitir um código único através da luz que é visível ao olho humano, mas pode ser detectado também pela câmera de smartphone. Como parte da instalação, o software da Philips e o banco de dados de localização foram integrados no aplicativo móvel do Carrefour. 

Ou seja, o sistema da Philips permite ao Carrefour fornecer novos serviços aos seus clientes, ajudá-los a navegar e encontrar promoções dentro da loja. Além disso, a iluminação de LED reduz em 50% o consumo total de eletricidade com base na iluminação do hipermercado. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.