Tamanho do texto

Logitech traz para o Brasil marca de caixas de som: Ultimate Ears, além de novos teclados, mouses e acessórios gamers

Ultimate Ears, marca da Logitech, é nova aposta da empresa no segmento de caixas de som bluetooth
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Ultimate Ears, marca da Logitech, é nova aposta da empresa no segmento de caixas de som bluetooth

Sem abandonar o legado construído em cima do sucesso de mouses e teclados, a Logitech mudou para expandir seus domínios no mercado de acessórios, mais conhecido por periféricos na época em que o computador, e não o smartphone, era o centro da vida digital dos usuários.

LEIA TAMBÉM:  Amazon lança caixa de som inteligente que responde a comandos de voz

A primeira novidade é o novo nome da marca: Logi. Ao longo dos próximos anos, a marca Logitech deve desaparecer. A segunda é a chegada de uma nova marca ao Brasil, a Ultimate Ears, de caixas de som bluetooth.

Há mais de 30 anos, quando começou, a Logitech conectava-se ao mercado de computadores. Agora, cria produtos que une os usuários por meio da música à smartphones, aos games, vídeos e outros dispositivos como tablets e computadores. Segundo Jairo Rozenblit, a chegada das grandes fabricantes de smartphones (LG, Samsung, Sony atuam neste segmento e cada vez mais forte) ao mercado de acessórios não coloca medo na Logitech.

"Nós temos a questão do acessório em nosso DNA, sabemos como vender e somos reconhecidos por isso e pelos nossos produtos há muito tempo. Não me preocupo com os fabricantes de smartphones", disse o executivo. De acorco com Rozenblit, em conversa com o iG , a chegada de grandes marcas ajuda a empresa a conquistar mais espaço para a categoria e também que o usuário reconheça sua importância.

"É uma competição saudável, o desafio maior são os produtos de origem asiática, marcas de primeiro preço que nem sempre oferecem qualidade", explica. No Brasil, o mercado de acessórios é considerado pelas principais consultorias como "mercado cinza", quando o comércio de um produto acontece também por canais de distribuição que, embora legais, são não-oficiais, não autorizados, ou não intencionais pelo fabricante original.

Para combater esse mercado paralelo, a Logitech trabalha forte com seus parceiros de vendas, com estratégia de preço sugerido e monitorando eventuais produtos "piratas". De acordo com Jairo Rozenblit, de fato, quando se trata de acessórios, ainda existem muitos usuários básicos que estão entrando nesse universo e que se interessam mais com preço. "Mas mesmos esses estão mais atentos, preocupados com a qualidade para não fazerem uma má compra". É por esse motivo, e para atender consumidores mais intermediários e avançados, que a Logitech vai oferecer, com a chegada da marca Ultimate Ears, produtos em faixas de preços variados.

Da Ultimate Ears, fabricante comprada pela Logitech em 2008, virão três produtos voltados para os usuários que apreciam áudio de qualidade, conectividade e portabilidade. Todos são à prova d'água e reproduzem o som em 360 graus.

O primeiro deles é o UE Roll, com um design em forma de disco, que possui um elástico que permite ao cliente prender o acessório em diferentes lugares: na mochila ou na bicicleta, por exemplo. Disponível nas cores preto, azul e violeta, o UE Roll tem preço sugerido de R$ 599. Logo após vem a UE Boom, que lembra um bastão de 18 cm, com bateria que dura até 15 horas e bluetooth de 15 metros de alcance. O preço sugerido é de R$ 999. Por fim, tem o UE Mega Boom, com 22,6 cm de altura, bateria que dura 20 horas e bluetooth de 30 metros de alcance. O preço sugerido é de R$ 1.499.

Todas as caixas de som da UE se conectam com dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebooks, e funcionam por meio de um aplicativo que configura a conexão com os acessórios. Feito isso, o usuário pode atender chamadas, criar alertas de despertador e de lembretes, por exemplo. Para o usuário de entrada que prefere um produto de uma marca conhecida, a Logitech possui a X50, com conexão bluetooth e bateria de cinco horas e preço sugerido de R$ 169. A X50 chega em outubro, enquanto os produtos da marca Ultimate Ears serão vendidos a partir de setembro na Apple Store e na Fast Shop. 

K480 é teclado multiplataforma que se conecta em até três dispositivos de plataformas diferentes ao mesmo tempo
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
K480 é teclado multiplataforma que se conecta em até três dispositivos de plataformas diferentes ao mesmo tempo

Teclados, mouses e games

Ainda neste mês chegam ao mercado dois teclados, o K480 e o Keys-To-Go. O primeiro é um teclado bluetooth que funciona com diferentes sistemas operacionais: Windows, iOS e Android, e que se conecta em até três aparelhos simultaneamente. E para alternar os comandos, basta girar um botão para escolher que equipamento comandar com o teclado. O preço sugerido do K480 é de R$ 299. De acordo com Jairo Rozenblitz, "existe um nicho de mercado de consumidores que já entendem o benefício de ter um teclado universal multiplataforma", além do que, acredita a empresa, es esta é uma tendência para os próximos anos. 

Já o Keys-To-Go é um teclado bluetooth resistente à água, sujeira e areia, com conectividade bluetooth compatível com iOs e bateria de três meses de duração. O preço sugerido é de R$ 289.

No que diz respeito a mouse, categoria de produto que a Logitech fabrica desde 1981, está o MX Master Wireless Mouse, voltado para usuários que trabalham com várias telas e sistemas operacionais, otimizado para Windows e Mac. Tem roda rolagem com velocidade automática, rolagem lateral e até um botão para alternar entre os dispositivos. O mouse chega em novembro, ainda sem preço definido. Também de acordo com o executivo, o mercado de mouses representa uma grande oportunidade para empresa, uma vez que 75% dos usuários ainda possuem mouse com fio, contra 25% com mouse sem fio. Nos Estados Unidos, mercado mais maduro, esse número é invertido.

Para os gamers, a empresa mostrou dois produtos que chegam ainda este ano: os volantes G29 e G920 Driving Force para PlayStation 3 e 4 e um teclado gamer. Os volantes têm aro revestido com couro, pedais de acelerador, freio e embreagem de aço inoxidável. Os volantes chegam por R$ 1.999 em setembro. Já o teclado gamer G910 Orion Spark tem noves botões programáveis que suportam até 27 comandos diferentes e um app para ver as informações do jogo no smartphone ou tablet. Além disso, o teclado pode ter sua iluminação personalizada com 16 milhões de combinações de cores. O produto chega em novembro por R$ 1.499.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.