Tamanho do texto

Versão 2.12.194 para Android, disponível apenas no site do WhatsApp, traz novas funcionalidades para contatos e grupos

Uma nova versão do WhatsApp para Android, disponível para download apenas no site do aplicativo , traz novidades muito interessantes para o usuário. A versão 2.12.194 ainda não está publicada oficialmente na loja de aplicativos do Android, a Google Play, mas deve ser liberada em breve, uma vez que os novos recursos já estão até em português. Por enquanto, só é possível ter acesso às novas funções baixando o aplicativo "por fora" da Google Play (veja logo abaixo da galeria as instruções). De cara, quatro atualizações chamam a atenção: silenciar contato, marcar uma conversa como não lida para ler depois, enviar uma conversa por e-mail, e a possibilidade de configurar alertas de notificações personalizadas para cada contato. 

LEIA MAIS:  Cinco dicas para que o WhatsApp funcione como você quer

E TAMBÉM:  Dez truques para incrementar seu WhatsApp

De uma forma geral, a página de contato foi bastante reformulada. Além da foto, do status no WhatsApp e dos arquivos de mídia trocados, o usuário encontra neste espaço um campo de Notificações, onde é possível personalizar o som do alerta, a vibração, quando o WhatsApp pode mandar um pop-up (aquela janela que abre na frente de outras) e ainda qual será a cor da notificação de determinando usúario, caso seu smartphone tenha luz LED para notificações. Para acessar a página de cada contato basta tocar nos três pontos no canto superior direito da tela e escolher Ver contato.

Outra novidade disponível na página do contato é de silenciar aquela pessoa. Como nos grupos, é possível silenciar a conversa com aquele usuário por oito horas, uma semana, e até um ano.

A partir de agora, também é possível mandar uma conversa por e-mail, de contato ou de um grupo, e ainda marcar aquele bate-papo como não lido. Vale dizer que a opção Marcar como não lida não invalida os dois vistos azuis que indicam que o usuário recebeu e leu aquela mensagem. A ideia do Marcar como não lida é apenas de lembrar o usuário de respender depois uma conversa. Cada troca de mensagem que recebe essa marcação ganha uma bolinha verde ao lado da hora da última atualização. Para acessar essas funções basta segurar o dedo em cima da conversa que uma janela com essas novas opções aparece.


Instalação via site do WhatsApp

Para ter acesso a última versão do WhatsApp antes dela ser liberada na Google Play é preciso baixar o aplicativo direto do site. Para isso, o usuário deve ir antes às configurações do Android, no item Segurança, e permitir a instalação de aplicativos de fontes terceiras. Depois disso, no navegador do smartphone, basta entrar em www.whatsapp.com/android  e seguir os procedimentos para instalar o app. Com o programa instalado, o usuário terá acesso às novas funcionalidades, mas não às atualizações automáticas. Logo, vale mudar para a versão "oficial" do app assim que ela chegar na Google Play.

    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.