Tamanho do texto

Atualização para o Windows 10 é gratuita para quem tem versões originais do Windows 7, 8 ou ainda Windows 8.1

O usuários que fizeram reserva da atualização para o Windows 10 receberão uma notificação avisando quando a instalação estiver disponível
Microsoft / Divulgação
O usuários que fizeram reserva da atualização para o Windows 10 receberão uma notificação avisando quando a instalação estiver disponível

O tão esperado dia da Microsoft chegou. Nesta quarta-feira (29), a empresa de Redmond anuncia a disponibilidade do Windows 10 como uma atualização gratuita para quem tem equipamento elegível, isto é, rodando uma versão original do Windows 7, Windows 8 ou 8.1, e também em novos computadores e tablets de fabricantes parceiras. 

Use o aplicativo Obter o Windows 10 para reservar sua atualização gratuita para o Windows 10
Reprodução
Use o aplicativo Obter o Windows 10 para reservar sua atualização gratuita para o Windows 10

Aqueles que já que reservaram suas atualizações do Windows 10 serão notificadas em “ondas” sobre quando estarão prontos para instalar o sistema. Quem não reservou, pode fazer a reserva pelo aplicativo Obter Windows 10 (ou Get Windows 10, em inglês), já pré-instalado nos Windows compatíveis e que aparece na lateral esquerda no formato do logotipo do sistema operacional. O Windows 10 é entregue como um serviço e se mantém atualizado automaticamente com inovações e upgrades de segurança. 

Para quem não é elegível, isto é, não possui as versões acima ou utiliza uma cópia pirata do Windows, o Windows 10 estará à venda na Microsoft Store online nas versões Windows 10 Home por R$ 329,99 e Windows 10 PRO por R$ 559,99. Os mesmos valores são sugeridos para a venda em USB (versão FPP) no varejo. 

LEIA TAMBÉM:  Três novidades e uma crítica ao novo Windows 10

Os principais requisitos de sistema do Windows 10 são processador de 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido ou SoC, um (1) gigabyte (GB) para 32 bits ou 2 GB para 64 bits, espaço em disco rígico de 16 GB para um sistema operacional de 32 bits ou de 20 GB para um sistema operacional de 64 bits, placa gráfica DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0, e tela de 800x600.

No Brasil, as lojas Microsoft, Fnac e Fast Shop, participantes do programa Tech Bench da Microsoft, fornecerão para seus clientes um serviço técnico especializado de atualização do Windows 10. Como a atualização é gratuita, as lojas cobrarão apenas uma taxa de serviço. Dispositivos rodando Windows 10 serão disponibilizados em alguns varejistas em 29 de julho, com muitos aparelhos sendo disponibilizados nas semanas e meses após o lançamento. 

Windows 10, novo sistema operacional lançado pela Microsoft, traz de volta o menu iniciar, que havia sido abandonado na versão anterior, o Windows 8
Microsoft / Divulgação
Windows 10, novo sistema operacional lançado pela Microsoft, traz de volta o menu iniciar, que havia sido abandonado na versão anterior, o Windows 8

As novidades do Windows10

O Windows 10 inclui inovações como a Cortana, integração com Xbox e o Microsoft Edge. O Windows 10 estará disponível para uma grande variedade de dispositivos, incluindo PCs, tablets, smartphones, Raspberry Pi, Xbox One, HoloLens e outros. 

O Windows 10 é familiar: com o retorno do menu Iniciar e os blocos dinâmicos, e com melhorias no Windows Defender e no SmartScreen, que ajuda a proteger os usuários de vírus, malwares e phishing. 

O sistema traz ainda inovações como o Windows Hello, que oferece uma forma livre de senhas para efetuar login.  

O Windows 10 também terá o uso de comandos de voz graças à Cortana, a assistente pessoal, que facilita a tarefa de encontrar informações. Segundo a Microsoft, a Cortana estará disponível em português para os Windows Insiders, usuários que testaram o sistema antes do lançamento, até o final do ano.

O Microsoft Edge, navegador que substitui o longevo Internet Explorer, permite fazer anotações diretamente em páginas da web e compartilhá-las
Microsoft / Divulgação
O Microsoft Edge, navegador que substitui o longevo Internet Explorer, permite fazer anotações diretamente em páginas da web e compartilhá-las

Outras novidades são o novo browser Microsoft Edge e a integração com Xbox por meio do aplicativo que proporciona a experiência do Xbox no Windows. É possível fazer streaming dos jogos de Xbox One direto na tela do computador. 

Já a função Continuum otimiza a experiências dos aplicativos para que a tela se adeque entre aparelhos sensível ao toque e desktops, ideal para dispositivos 2 em 1 ou conversíveis.

Windows Store e Office

A nova Windows Store também estreia nesta quarta-feira (29) e começa a aceitar novos aplicativos para Windows 10. A Windows Store é um lugar único para baixar aplicativos pagos ou gratuitos, games e diversos outros conteúdos, que podem funcionar em todos os dispositivos Windows 10. A nova Windows Store é a única loja onde pessoas podem usar a Cortana para controlar com voz os aplicativos e ter notificações em tempo real nos blocos dinâmicos. Todo o conteúdo da Windows Store é certificado pela Microsoft para ajudar a manter os usuários mais seguros.

O Windows 10 inclui aplicativos nativos como Fotos, Mapas, e o novo aplicativo de música da Microsoft, Groove. O app Microsoft Phone Companion permite que aparelhos iPhone, Android e Windows Phone funcionem sem problemas com dispositivos Windows 10. 

Além dos aplicativos existentes no Windows 8.1 como Netflix, Flipboard, Mint.com, Asphalt 8: Airbone, e The Weather Channel, a Windows Sore disponibiliza um fluxo constante de novos e atualizados aplicativos universais Windows e games, como Twitter, Minecraft: Windows 10 editon beta, Hulu, iHeartRadio, USA Today, Candy Crush Saga e outros incluindo WeChat e QQ, que serão lançados em breve6.

Toda a família de aplicativos Office Mobile para tablets Windows 10 será disponibilizada hoje na Windows Store. o aplicativo OneNote já vem pré-instalado no Windows 10.

IMAGENS: Cortana, novo navegador e óculos holográfico: o Windows 10