Tamanho do texto

Sistema operacional da Microsoft, Windows 10 já está disponível para download gratuito para usuários que possuem versões originais de Windows 7, Windows 8 ou 8.1

Durante dez meses, 5,1 milhões de usuários, de mais de 100 países, rodando versões testes em 2,7 milhões de dispositivos, enviaram milhões de comentários sobre a plataforma em desenvolvimento. Se um dia perguntarem à Microsoft a que se deve o sucesso do Windows 10, a resposta é só uma: seus fãs. O Windows 10 foi a primeira versão do sistema operacional mais famoso do mundo a contar com a participação ativa de usuários e de desenvolvedores do início ao fim.

LEIA MAIS:  Windows 10: 12 fotos que mostram como o Windows mudou em 30 anos

O primeiro resultado positivo dessa parceria é a volta do Menu Iniciar, apontado por mais de um membro do Windows Insider como o grande destaque dessa décima versão. Na noite dessa quarta-feira (29), em São Paulo, dezenas de fãs e desenvolvedores brasileiros que fizeram parte do programa da Microsoft se reuniram em uma celebração. O Windows Insider é uma iniciativa que a empresa criou para que os usuários pudessem testar as versões em desenvolvimento do Windows 10 e mandar seus comentários.

Alexandre Schohf, 26 anos, desenvolvedor e "fã de carteirinha" acredita que o Windows 10 vai dar certo porque a Microsoft escutou o feedback dos usuários. "Cada versão que chegava já vinha com as mudanças sugeridas pelos membros da comunidade, diferente do que aconteceu com o Windows 8, que foi criado a portas fechadas com muitas pessoas de dentro da empresa sem saber o que estava sendo feito", afirma.

Para Rafael Souza, de 22 anos, que usa o Windows desde a versão 98 e vem testando o Windows antes do lançamento desde a versão 8, além do Menu Iniciar, merece atenção a Central de Notificações. "A central de notificações era algo que fazia muita falta no Windows 8. Se você não estivesse por perto do aparelho, você perdia totalmente as informações", contou o auxiliar técnico de informática de Campinas. Souza diz que durante o desenvolvimento, os bugs relatados foram corrigidos e que muitos amigos que reclamaram do Windows 8 estavam satisfeitos com os testes do Windows 10.

Para o desenvolvedor e fã de Windows, Vitor Norton, um dos pontos altos da nova versão do sistema operacional é a facilidade de criar aplicativos únicos que funcionam em todos os dispositivos. Membro do Windows Insider e desenvolvedor, Norton disse que a Cortana é a melhor parte da experiência mobile do Windows 10. Por enquanto, só os membros dessa comunidade de teste receberam a versão para dispositivos móveis do Windows 10. Assistente por comando de voz da Microsoft, a Cortana só entende inglês por enquanto. Porém, segundo a Microsoft, até o final do ano os usuários inscritos no Windows Insider no Brasil devem receber a Cortana em português para testes.

Evanway Soares, 23 anos, que acompanha o desenvolvimento do Windows desde a versão 8, acredita que a grande diferença do Windows 10 está justamente no engajamento do público. "O maior problema que eles tiveram com o Windows 8 foi a má recepção. E com o Windows 10 a grande mudança foi essa postura de ouvir mais o público". Das novidades da plataforma, Soares também é fã da Cortana.

Sobre o fanatísmo pelo Windows, Soares diz que o embate com fãs de outras plataformas, como as da Apple e do Google, é saudável, e que sua estratégia é sempre de mostrar para os amigos as funcionalidades que o sistema operacional da Microsoft possui, mas que nem todo mundo conhece. "Eu começo a mostrar recursos que eles não sabiam que existia e vários deles migram. Foi assim que convenci toda a minha família a mudar para Windows Phone", conta Soares, orgulhoso: "eles se apaixonaram da mesma forma que eu".

Sobre a diferença entre os fãs de cada plataforma, Soares acredita que fã é "tudo chato".  "O que muda mesmo é o sistema, mas todos sabem conviver. Da mesma forma que a própria Microsoft aprendeu, oferecendo programas próprios para Android e iOS, nós também vivemos bem lado a lado".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas