Tamanho do texto

O Google será uma das empresas dessa nova holding

Google agora será parte de um conglomerado chamado Alphabet
AP Photo
Google agora será parte de um conglomerado chamado Alphabet

O Google está mudando sua estrutura operacional para se tornar parte de uma nova holding chamada Alphabet (do inglês, alfabeto).

A Alphabet é um conglomerado que vai abrigar as principais empresas do Google, como Google Search, Google Maps, YouTube, além de empresas que já são gerenciadas separadamente, como o Google Fiber, a Nest e a parte de investimentos do Google, conhecida por Google Ventures.

Larry Page será o CEO dessa holding, Sergey Brin será o presidente e Eric Schmidt se tornará o presidente-executivo da Alphabet. No Google, Sundar Pichai, atualmente vice-presidente sênior de produtos, assume como CEO. 

Em um comunicado publicado no site do Google , Larry Page explica que a Alphabet é um conjunto de empresas, "sendo que maior delas, é claro, é o Google". Page explica que ao "rebaixar o Google", distancia a empresa de outros projetos com os quais não tem relação direta, como o Life Sciences, de lentes de contatos para diabéticos, ou o Calico, com foco na longevidade. "Fundamentalmente, acreditamos que isso nos permite mais escala de gestão, pois poderemos executar as coisas que não são muito relacionadas de forma independente".

Com isso, explica Page, cada operação terá um CEO, e Page e Brin ajudarão eles a partir da holding. "Vamos rigorosamente lidar com a alocação de capital e trabalhar para assegurar que cada empresa esteja indo bem. Também vamos garantir que temos um grande CEO para cada negócio, e nós vamos fixar sua remuneração".

Page explica que a Alphabet também vai incluir o laboratório X, que incuba novos esforços como o Wing, o drone de entrega, e os braços de investimento do Google, Ventures e Capital. Page explica que a Alphabet Inc. irá substituir o Google Inc. como a entidade de capital aberto e todas as ações da Google serão automaticamente convertidos em igual número de ações da Alphabet, com todos os mesmos direitos. O Google vai se tornar uma subsidiária integral da Alphabet. As nossas duas classes de ações continuarão a ser negociadas na Nasdaq como GOOGL e GOOG.

Larry Page finaliza seu texto dizendo que esse é excitante no capítulo da história do Google, o nascimento da Alphabet. "Nós gostamos do nome do Alfabeto porque significa uma coleção de letras que representam a linguagem, uma das inovações mais importantes da humanidade, e é o núcleo de como nós criamos o índice de pesquisa do Google!".

*Com informações da AP.

IMAGENS: Os data-centers do Google ao redor do mundo


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.