Tamanho do texto

Acessório pode ser acoplado ao novo smartphone da marca

Se, por um lado, a Samsung inovou recentemente ao trazer para o mercado smartphones de tela curva, como S6 Edge e agora o S6 Edge+, por outro, decidiu voltar aos primórdios do mercado. No evento realizado em Nova York, Estados Unidos, um acessório inusitado provocou burburinho entre os mais de 800 jornalistas presentes: um teclado físico.

O acessório, projetado para funcionar com o Galaxy Note 5, o aparelho de produtividade da Samsung, é exatamente o que o nome sugere: um teclado físico que quando acomplado ao smartphone substitui o teclado virtual. Ao encaixá-lo no aparelho, o sistema operacional reconhece sua presença e automaticamente se adapta, "apagando" a parte da tela que o teclado cobre, e reajustando a interface TouchWiz.

Além das letras e dos números, o teclado possui uma tecla para o acionar o comando de voz e versões físicas dos botões do Android: gerenciar janelas, início e o botão de voltar. Afinal, quando o acessório é acoplado, tais botões do sistema ficam cobertos.

Ao testar o teclado em um Galaxy Note 5 tive a clara sensação de estar usando um BlackBerry. Ou um Nokia. O mais estranho talvez seja ter que ficar intercalando entre o físico e o virtual. Como em todas as demais plataformas, também no Android aparecem sugestões de palavras conforme o usuário escreve. Algumas para completar o que o usuário começou a escrever, outras para corrigir. São os famosos autocompletar e autocorreção. E esses recursos não se perdem com o teclado físico. Ou seja, enquanto você estiver digitando uma palavra no teclado físico sugestões vão aparecer, e você vai precisar clicar na tela para utilizar alguma opção.

E quando o usuário não quiser mais usar o teclado, pode simplesmente encaixá-lo na parte de trás do aparelho, junto a capa, para que não tenha perigo de perdê-lo por aí. A capa faz parte do acessório inusitado. Nos Estados Unidos, o acessório deve vendido por cerca de US$ 80, quase R$ 300. No entanto, o produto não deve vir para o Brasil. Mas caso você tenha se interessado muito pelo acessório, pode seguir o perfil que foi criado no Twitter:  @Note5KB . Não é oficial, mas é divertido.

IFA 2015

Com o lançamento antecipado do Note 5 para agosto, muitos especularam que a Samsung nada lançaria na IFA deste ano, feira que acontece em Berlim, na Alemanha, na primeira semana de setembro. Porém, ao final do evento de lançamento do Galaxy Note 5 e do S6 Edge+, o teaser de um relógio de design circular, algo como o Moto 360, da Motorola, surgiu na tela do evento. O mais provável é que seja um acessório inteligente, como são o Gear S, mas depois dessa volta aos anos 2000 da Samsung com um teclado físico, quem sabe o que virá?

*A jornalista viajou a convite da Samsung.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.