Tamanho do texto

O Windows 95 é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela Microsoft que revolucionou o mercado

Windows 95 foi lançado em 24 de agosto de 1995. Menu Iniciar e barra de tarefas eram destaque
Divulgação
Windows 95 foi lançado em 24 de agosto de 1995. Menu Iniciar e barra de tarefas eram destaque

Lançado em 24 de agosto de 1995, o o Microsoft Windows 95, codinome Chicago, completa 20 anos desta segunda-feira. O Windows 95 é um sistema operacional de 16/32 bits criado pela Microsoft que revolucionou o mercado de sistemas operacionais e passou a vir instalado como padrão com o MS-DOS 7.0, e não mais separado, como era antes. Sendo dúvida alguma, foi o grande lançamento da empresa na década de 1990.

No Windows 95, os arquivos podiam ter 256 caracteres e não apenas 8 como nas versões anteriores. Outras novidades foram o menu Iniciar e a barra de tarefas. Houve também melhorias no processamento multitarefas e na interface gráfica. Outra destaque foi a introdução da função Plug e Play, que detectava e instalava o hardware automaticamente. Também com o Windows 95 nascia o MSN, projetado para fornecer acesso ao e-mail, salas de chat e notícias.

O salto do Windows 3.1 para o Windows 95 foi tanto que fez com que a Microsoft se tornasse a mais popular distribuidora de sistemas operacionais.  Segundo lembra o The Verge , sete milhões de cópias foram vendidas nas primeiras cinco semanas e o lançamento contou inclusive com ações envolvendos os astros do seriado Friends, Jennifer Anniston e Matthew Perry , e uma campanha com música dos Rolling Stones .

O Windows 95 foi descontinuado em 31 de dezembro de 2001, mas recebeu suporte até 2002. No lançamento, estavam presentes Bill Gates e Steve Ballmer.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.