Tamanho do texto

A IFA acontece anualmente no mês de setembro em Berlim

Maior feira de eletrônicos e eletrodomésticos da Europa, a IFA 2015 terminou na última quarta-feira (9) em Berlim, na Alemanha, deixando um legado importante de relógios inteligentes de design redondo e novas formas de encarar o mercado de tecnologia, com PCs diferenciados e produtos de nicho. Além das novidades anunciadas, a IFA, como toda feira de tecnologia, foi palco de inovações bastante inusitadas, grande parte financiada por pequenas e médias empresas. Confira abaixo nossa seleção de 10 produtos curiosos.

Zolt

O Zolt parece mais um acessório do que um produto tecnológico. Porém, vale lembrar, que por vezes, quanto mais simples, mais genial algo é ou pode ser. O Zolt é basicamente um carregador três em um, isto é, que por meio da suas três entradas USB pode fornecer energia para três equipamentos diferentes ao mesmo tempo. A grande vantagem do Zolt é que ele vem com seis cabos diferentes de PCs, compatíveis com as mais diferentes marcas, e oito ponteiras universais para tomadas. Ou seja, com ele você carrega qualquer notebook em qualquer lugar do mundo, dispensando dessa forma o carregador original do aparelho.

Narrative Clip 2

Anunciada como a "câmera mais vestível do mundo", a Narrative Clip 2 é uma câmera menor que muita caixa de fósforo que o usuário prende na roupa para registrar o que está acontencendo ao seu redor. Mesmo tão pequena, a Narrative Clip 2 é capaz de fazer vídeos e fotos em alta definição. Além disso, ela pode ser configurada para capturar imagens assim que é colocada na roupa, de forma automática, ou no modo manual, em que o usuário dá dois toques na câmera para fazê-la registrar um momento. A câmera tem 8 megapixels, 8 GB de memória embutida, GPS, Bluetooth e Wi-Fi, permintindo que o usuário conecte a Narrative Clip 2 ao smartphone para compartilhar as fotos e vídeos. 

Polaroid Snap

A Snap não é de uma pequena ou média empresa, mas de uma grande fabricante que vem tentando se manter avançada em termos tecnológicos. Mesmo não sendo um produto de massa, a Snap é uma inovação, uma vez que imprime suas fotos instantâneas sem tinta. Com seis modos diferentes, incluíndo preto-e-branco e uma opção sépia, a Snap tem câmera de 10 megapixels capaz de fazer imagens de alta qualidade e até cronômetro, para ajudar os usuários fãs de selfie. As fotos feitas com a Snap tem proporção 2x3 e são "impressas" utilizando a tecnologia Zink, sem tinta, só papel, vendido em pacotes de 20, 30 e 50 imagens separadamente.

Bamboo Spark

Imagine um bloco de anotações capaz de digitalizar tudo que você escreve e desenha. Bom, o Bamboo Spark, da Wacom, é quase isso. Na verdade, o Spark é uma capa que possui um dispositivo capaz de gravar os movimentos no papel e, com o apertar de um botão, enviá-los via nuvem para o tablet para que o usuário passa continuar a anotação ou simplesmente salvá-la. As anotações salvas ficam na Wacom Clound, e podem ser acessadas por outros dispositivos móveis. A capa inteligente funciona inclusive com outros aplicativos, como Evernote e Dropbox. Além disso, não é preciso ter uma caneta especial para escrever. Qualquer uma serve. 

Seek Thermal

Basicamente, o Seek Thermal é um dispositivo com uma câmera que, quando conectado ao iPhone, faz leitura térmica das imagens com a ajuda de um aplicativo específico. A ideia é que o usuário comum possa, com essa câmera, reconhecer a presença de estranhos e suspeitos a distância, achar vazamentos em entupimentos em canos de casa, ou até mesmo o seu cachorro na completa escuridão. O Seek Thermal tem um sensor térmico de 206X156, um ângulo de visão que varia de 20º a 36º, uma percepção de temperatura que varia de -40ºC até 330C e é à prova d'água. 

FurniQi

Se você nunca viu muita utilidade para o carregamento sem fio, fora a parte estética, é claro, vai gostar da FurniQi. A FurniQi é, na verdade, o tipo de criação que as grandes fabricantes de smartphones esperam ver por aí nos próximos anos. Basicamente, ela é uma mesa que possui carregadores sem fio embutido por baixo e que, dessa forma, se torna capaz de carregar qualquer dispositivo que possua essa tecnologia apenas pelo contato. A mesma que vimos vinha equipada com dois desses carregadores, conectados por fios às tomadas, é claro, e com dois círculos marcados na parte superior da mesa, no tampo, para que o usuário saiba onde deixar seu aparelho.

Digitsole, a palmilha conectada que esquenta
Emily Canto Nunes/iG
Digitsole, a palmilha conectada que esquenta

Digitsole

Sim, o conceito de vestíveis inteligentes chegou aos seus pés, literalmente. A Digitsole é uma palmilha inteligente capaz não só de melhor encaixar seus pés dentro do tênis, mas também de aquecer seus pés, de registrar o seu dia e de ajudar você a controlar o tanto de calorias perdidas. A palmilha inteligente se conecta via Bluetooth com um aplicativo no seu smartphone para que você possa controlar suas funções. Pelo app, é possível ver quantas passos foram dados naquele dia, distância caminhada e até a altitude atual. Para regarregar a palminha basta conectar um cabo com entrada microUSB. 

MixStik

Prestes a inaugurar sua campanha no Kickstarter, site de financiamento coletivo, o MixStik é exatamente aquele tipo de invenção que você sempre desejou, mas nunca achou que alguém seria capaz de fazer. A ideia do MixStick é bastante simples: ajudar o usuário a fazer um drink perfeito, respeitando as quantidades certas e também acertando no copo. Você coloca o bastão com luzes de LED no copo e vai preenchedo conforme as cores indicadas pelo aplicativo que possui as mais diferentes receitas. A conexão do bastão com o aplicativo de receitas é feita via Bluetooth e ele é obviamente à prova d'água e de bebidas alcóolicas. 

Myo

A Myo é uma pulseira que permite que o usuário controle alguns equipamentos apenas com o movimento do braço e alguns gestos. Ela funciona conectada via Bluetooth a ao equipamento que o usuário deseja controlar à distância e, por meio dos movimentos dos músculos do braço, é capaz de entender se você deseja passar o vídeo para frente, pausar, ou simplesmente aumentar o volume. Compatível com Mac OS, Windows, Android e iOS o Myo pode funcionar como controle remoto de drones, por exemplo, e já está disponível para encomendas em seu site.

DXO One

De origem francesa, a DXO One é uma câmera que se conecta ao iPhone ou ao iPad e permite que o usuário faça com ela vídeos e fotos de alta resolução. A ideia dessa câmera acoplável é entregar mais qualidade aos fãs de Apple. Com uma câmera de 20,2 megapixels e abertura de f1.8, ela permite que o usuário faça imagens realmente profissionais com ajuda do acessório. Outra vantagem da DXO One é que ela é flexível, pois ela se move no seu próprio eixo que é o conector do smartphone ou celular. Com uma tela própria, microSD para armazenamento, e botão de disparo, a DXO One também pode ser utilizada de forma independente, para registrar o dia, por exemplo, com fotos mais aleatórias.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.