Tamanho do texto

Cerca de 40 programas maliciosos foram identificados e deletados da App Store

Maior parte dos aplicativos estava disponível apenas na App Store chinesa.
Pexels
Maior parte dos aplicativos estava disponível apenas na App Store chinesa.

No último domingo (20), a Apple anunciou que seu programa para criar aplicativos, o Xcode, foi indevidamente copiado e modificado por hackers para que qualquer app criado com o software estivesse infectado com um vírus.

Essa versão maliciosa do programa é conhecida como XcodeGhost e foi utilizada, segundo a empresa americana de segurança digital Palo Alto Networks, em cerca de 40 aplicativos. A maioria dos programas estava disponível até ontem apenas na loja virtual da Apple na China, mas alguns podiam ser baixados em qualquer lugar do mundo.

Os aplicativos criados com o XcodeGhost já vinham com um código malicioso embutido que, de acordo com a Palo Alto Networks, era capaz de ler dados de senhas salvas para login automático e abrir sites no aparelho do usuários que infectavam o dispositivo com novos vírus.

Um dos programas afetados que mais chama atenção é o WeChat, aplicativo de mensagens instantâneas que possui cerca de 500 milhões de usuários apenas na China. Assim como outros programas, o WeChat anunciou que já atualizou seu app e que a nova versão está livre de códigos maliciosos.

“Nós retiramos da loja os aplicativos que foram criados com esse software”, disse a porta-voz Christine Monaghan à Reuters . Ainda segundo Christine, a empresa está trabalhando para garantir que os desenvolvedores usem a versão apropriada do Xcode para refazer seus apps. A Apple não liberou a quantidade de pessoas cuja segurança foi comprometida nesse processo, mas, segundo a Palo Alto Networks , o número chega a “centenas de milhões de usuários afetados”.

Este é o maior ataque virtual da história realizado contra a loja virtual da Apple. A falha de segurança surpreende, pois a empresa da maçã é conhecida pela quantidade de regras e etapas que impõe aos desenvolvedores que querem inserir seus aplicativos na loja virtual da empresa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.