Tamanho do texto

A nova versão do pacote de programas de produtividade estará disponível de graça para os assinantes do Office 365

Integração entre Skype e Office permite conversar com amigos sem trocar de janela
Divulgação
Integração entre Skype e Office permite conversar com amigos sem trocar de janela

Nesta terça-feira (22), a Microsoft lançou a versão 2016 do Office para Windows. As novidades do pacote de programas para escritório incluem edição de documentos em grupo e novas integrações com outros serviços da empresa, como Skype, OneDrive e o buscador Bing.

Segundo a Microsoft, mais de 1,2 bilhão de pessoas no mundo utiliza os programas de produtividade da empresa. O novo Office é compatível com Windows 7, Windows 8 e Windows 10, e para que ele funcione corretamente é preciso que o computador tenha, no mínimo, 2GB de memória RAM e 3GB de espaço livre de armazenamento.

Em março, a Microsoft já havia disponibilizado a versão para desenvolvedores do Office 2016 para Windows. De lá para cá, com o feedback dos usuários, a suíte de programas de produtividade foi aperfeiçoada para, enfim, ser lançada oficialmente. Veja abaixo o vídeo de lançamento:

Entre as novidades do Office está a possibilidade do usuário compartilhar seus documentos com outras pessoas e editar o arquivo com elas ao mesmo tempo - similar ao que já existia no Google Docs. Toda a interação compartilhada dos documentos é feita junto ao OneDrive, serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, e, por isso, é preciso que o usuário tenha uma conta Microsoft, Live ou Hotmail para utilizar a função.

Outra opção interessante é a integração feita entre o Office e o Skype. Através dela, é possível conversar e fazer videochamadas com os contatos do serviço de mensagens. E tudo isso pode ser feito na janela dos próprios programas do Office.

A nova versão do Office também está mais integrada com o buscador Bing. Agora, o usuário pode selecionar um termo no Word, por exemplo, e buscá-lo na internet para saber mais sobre ele. Essa navegação também é feita na própria janela do programa, e é importante ressaltar que não existe a possibilidade do usuário trocar o buscador para outros, como Google ou Yahoo!.

A assistente virtual Cortana também está adicionada ao novo Office, mas, até o momento, apenas nas versões em inglês. Enquanto Cortana não é inserida na versão em português, os usuário brasileiros podem ao menos utilizar a nova barra de busca inteligente presente em todos os programas do Office 2016. Essa barra, conhecida como Tell Me, é capaz de ajudar o usuário a encontrar as ferramentas que ele precisa, caso ele não as encontre facilmente. Assim, se o usuário buscar por “rodapé”, por exemplo, ele será direcionado à função utilizada para criar esse tipo de campo de texto.

Desde julho desse ano, a empresa já havia disponibilizado o Office 2016 para Mac OS X. Embora mais limitado que a versão para Windows, o Office 2016 para Mac também ganhou novidades e agora conta com barra de busca inteligente Tell Me, além de ter suporte para acessórios, como teclados sem fio e canetas styles.

Toda a suíte de programas para escritório, com Word, Excel, PowerPoint, Outlook, entre outros, está à venda a partir de R$319. Aos assinantes da versão 365, que custa R$21 por mês, o Office 2016 já está disponível e, a partir do dia 1º de outubro, esses clientes passam a receber atualizações automáticas dos programas. É importante lembrar que o Office 365 pode ser adquirido gratuitamente por estudantes e professores de “escolas qualificadas”, a partir deste link .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.