Tamanho do texto

"Tá Errado" estampa ações erradas de motoristas que quase sempre sabem o que estão fazendo e nem sempre são punidos

Já viu motoristas descumprindo alguma lei de trânsito, quis reclamar e não sabia como? O aplicativo "Tá Errado" permite que os usuários fotografem delitos encontrados nas ruas e compartilhem data, hora e local em que o flagra foi feito.

Criada pela empresa Dois Dois Sete, a ferramenta surgiu do inconformismo diário em se deparar com o desrespeito às leis. "Queremos coibir infrações que podem parecer pequenas, mas que causam problemas maiores. A exposição pode inibir esses atos. Nossa pretensão não é expor, nem envergonhar ninguém, apenas mostrar a transgressão", explica Rafael Prada, idealizador do aplicativo.

O serviço tem mostrado um bom resultado. Usuários enviam mensagens dizendo que agora pensam duas vezes antes de estacionar em lugares proibidos ou cometer qualquer outra infração. "Falta um pouco de união entre os brasileiros. Se nos juntarmos mais, podemos fazer o que é melhor para nós."

O aplicativo não funciona só em São Paulo e já recebe imagens de motoristas imprudentes de várias partes do Brasil. Lançado há cerca de duas semanas, está disponível para Android e iOS e já conta com mil downloads e 500 usuários ativos.

A empresa diz que pretende fazer uma parceria com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), mas até o momento não obteve sucesso. Em nota, a CET afirma que "não homologa o uso do aplicativo 'Tá Errado' para efeito de fiscalização no trânsito" e que "a infração deverá ser comprovada por declaração da autoridade ou do agente da autoridade de trânsito, por aparelho eletrônico ou por equipamento audiovisual, reações químicas ou qualquer outro meio tecnologicamente disponível, previamente regulamentado pelo CONTRAN."

"Por enquanto, fica só na denúncia. Vamos aproveitar as fotos como big data (armazenamento de dados) e usar para mapear os lugares da cidade onde essas infrações ocorrem. Não queremos atrapalhar o trabalho da CET, mas complementar."

Baixe o aplicativo para Android

Baixe o aplicativo para iOS


    Leia tudo sobre: aplicativo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.