Tamanho do texto

Apple Store desenhada pelo atual chefe de design da Apple, Sir Jonathan Ive, ou Jony Ive, abriu em Bruxelas, na Bélgica, no dia 18 de setembro e um belo prédio curvo de esquina

Apple Store de Bruxelas foi desenhada por Jony Ive, chefe de design da Apple
Emily Canto Nunes/iG São Paulo
Apple Store de Bruxelas foi desenhada por Jony Ive, chefe de design da Apple

Recém-promovido a Chief Design Officer da Apple, Jonathan Ive já tem uma loja para chamar de sua (ou quase isso) em Bruxelas, capital da Bélgica. Inaugurada em 18 de setembro, a Apple Store belga é a primeira desenhada pelo designer britânico que passou a ser responsável não apenas pelo hardware, interface e embalagem dos produtos da Apple, mas também pelo novo campus da empresa – o Apple Campus 2 – e pela rede de lojas próprias, as Apple Store.

Localizada em um endereço nobre de Bruxelas, na Avenue de la Toison d'Or 26-28, ao lado de uma Marks & Spencer, a loja belga possui elementos que já se tornaram clássicos da Apple Store como os móveis de madeira e a disposição das mesas, divididas em produtos e atendimento. Ao todo, são 18 mesas: nas primeiras ficam as novidades, no meio, o atendimento mais técnico, e ao fundo as mesas para venda de equipamentos. Na paredes, acessórios próprios ou de terceiros ajudam a colorir o ambiente, influenciando também pelo azul-marinho dos uniformes dos funcionários.

Uma das diferenças da nova loja da Apple, porém, está no uso ainda mais intensivo do vidro pelo Sir Jony Ive. O vidro na faixada é uma das principais características da lojas da Apple desde sempre. Mesmo dentro de shoppings, como no caso das lojas brasileiras, a empresa optou por vitrines de vidro que vão de cima a baixo. Na loja de Bruxelas, o vidro não apenas prevalece nas paredes de quase oito metros de altura, como se tornou curvo, para acompanhar as linhas do prédio que abriga a imponente loja de esquina da Apple. Coincidência ou não, no dia em que fui visitar a loja, menos de uma semana depois da inauguração, a porta de vidro temperado estava sendo trocada. Ou seja, bonito, mas nem sempre resistente.

Outra diferença da Apple Store de Jony Ive são as pequenas árvores circundadas por bancos estofados de couro marrom que mais parecem grandes vasos e que combinam bem com a madeira clara e com a parede de largos tijolos de barro. Graças ao vidro, plantas, funcionários e clientes podem aproveitar a luz que entra no espaço e que não é pouca. De dentro da loja mal se percebe a iluminação artificial de tão bem iluminada que é o esabelecimento. Os clientes, inclusive, podem esperar por atendimento sentados nesses confortáveis bancos, usufruindo também do Wi-Fi gratuito que é padrão nas lojas da Apple. Além disso, as plantas dão à loja um ar mais aconchegante, sem deixar de lado a elegância, que é um clássico da Apple e também do design de Ive.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.