Tamanho do texto

Marca que fez história com a Sony está de volta ao Brasil

Renomada marca de notebooks, a VAIO está de volta ao Brasil, mas não com sua antiga dona, a Sony, e sim graças a uma parceria com a Positivo Informática. A Vaio Corporation, que herdou o negócio de computadores VAIO da Sony Corporation, foi fundada em 1º de julho de 2014, com sede na cidade de Azumino, na província de Nagano, no Japão, e se dedica ao planejamento, projeto, desenvolvimento, fabricação e venda de computadores e outros produtos da marca.

De olho na herança deixada pela VAIO no Brasil, que ainda é bastante lembrada pelos brasileiros, a Positivo fechou o negócio e irá fabricar e comercializar os notebooks da marca no Brasil. Por enquanto, apenas um produto está disponível, o VAIO Fit 15F, mas outros dois modelos, o VAIO Z e o VAIO Pro 13G chegam ao País em janeiro do ano que vem. Posicionado como produto high premium , o VAIO Fit 15F poderá ser encontrado entre R$ 2.700 e R$ 5.000 no varejo, a depender das configurações.

A VAIO continua responsável por todo o processo de desenvolvimento de seus equipamentos, enquanto a Positivo dedicará linhas fabris para produzir os modelos, além de uma equipe de pós-venda e times de marketing e comerciais dedicados aos brasileiros. De acordo com Hélio Bruck Rotenberg, presidente da Positivo, os notebboks VAIO chegam para complementar o portfólio da Positivo, pois vão atuar no segmento de equipamentos high premium . Segundo dados recentes da IDC, esse mercado teve um crescimento de 22% no último ano, quando se compara o primeiro trimestre de 2014 com o primeiro trimestre de 2015. 

Daniel Bergman, diretor da VAIO no Brasil, disse que os notebooks da marca chegam para ser uma alternativa à Apple, uma opção "sofisticada, com design, qualidade e confiabilidade", mas rodando Windows. Rotenberg, presidente da Positivo, brincou que depois do recente aumento de preços dos produtos da Apple no Brasil, "ele está tranquilo de que a linha VAIO vai fazer um enorme sucesso" entre os brasileiros.

VAIO Fit 15F tem versões em branco e preto
Divulgação
VAIO Fit 15F tem versões em branco e preto

Os produtos

O VAIO Fit 15F será vendido em versões com acabamento em preto e branco, tem tela de 15,6 polegadas, dois speakers de 2W e um subwoofer integrado. As saídas dos alto-falantes localizadas na parte frontal, combinados com o subwoofer na parte inferior, geram um áudio mais poderoso de acordo com as fabricantes. O VAIO Fit 15F pode ser equipado com processador Intel Core i3, i5 ou i7, com placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 5500, com suporte a Microsoft DirectX 112 e OpenGl 4.3. Além disso, tem bateria que dura de 5 a 8 horas, roda sistema operacional Windows 10, tem 1 TB de armazenamento e até 8 GB de memória RAM, entrada HDMI e USB.

VAIO Pro 13 G é versão mais compacta
Divulgação
VAIO Pro 13 G é versão mais compacta

Já o VAIO Pro 13G , que chega apenas em janeiro e não teve seu preço divulgado, tem 13,2 mm de espessura e aproximadamente 1 kg. Com acabamento em prata, tem tela de 13,3 polegadas Full HD, processador Intel Core i5, Windows 10, três portas USB e conexões HDMI e VGA, além de 10 horas de autonomia de bateria. O produto é feito com liga de magnésio.

VAIO Z é o híbrido com tela sensível ao toque e caneta stylus na caixa da marca
Divulgação
VAIO Z é o híbrido com tela sensível ao toque e caneta stylus na caixa da marca

O VAIO Z , por sua vez, é o híbrido da marca, isto é, um notebook que se transforma em tablet, único com tela sensível ao toque. O aparelho conta com o recurso Instant Go, que liga o computador em apenas 0.3 segundos. O processador é um Intel Core i5 com placa integrada Intel Iris e vem equipado com um SSD que o torna mais leve, com apenas 1,34 kg. A promessa de bateria é alta: segundo as fabricantes, são 15 horas de autonomia. De LCD, a tela de 13,3 polegadas tem resolução WQHD e vem com uma caneta stylus na caixa, uma vez que o aparelho tem tela sensível ao toque. Há ainda ma câmera de 8 megapixels. Em sua composição, o aparelho combina carbono com alumínio.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.