Tamanho do texto

Pessoas reclamam de receberam contas do celular mais altas graças à nova função, que vem ativada no iPhone, iPad e iPod

Apple divulgou nota com uma advertência aos clientes, dizendo que
BBC
Apple divulgou nota com uma advertência aos clientes, dizendo que "eles poderiam usar mais dados do celular" se deixarem a função "assistência wi-fi" ativada

A Apple está sendo processada por introduzir uma função em seu sistema operacional que usa o pacote de dados do dono do celular quando a cobertura de wi-fi está fraca.

A função assistência wi-fi (ou "wi-fi assist" em inglês) apareceu no iOS9 e também está no iOS9.1 e permite que o celular troque automaticamente entre o uso do wi-fi e do pacote de dados do usuário.

Um processo na Califórnia alega que algumas pessoas receberam contas do celular mais altas graças a esta nova função, que vem ativada por padrão no iPhone, iPad e iPod Touch.

Enquanto pensam que estão vendo ou baixando conteúdo usando a rede sem fio, eles acabam usando o pacotes de dados, algo que gerou polêmica nas redes sociais. E, das redes sociais, a questão foi parar na justiça com um processo que pode obrigar a Apple a pagar US$ 5 milhões.

Para os que não querem surpresas na conta, é possível desativar a nova função. Basta abrir o aplicativo Ajustes e tocar em "Celular". Deslize a tela até o fim e desative a opção "Assistência Wi-Fi".

Consequências

Segundo o blog AppleInsider o processo alega que a Apple não explicou as possíveis consequências da função. Um casal americano acabou de apresentar um processo em nome de todos os possíveis afetados pedindo uma indenização de US$ 5 milhões.

Eles alegam que os custos para os usuários dos aparelhos da Apple devem até ultrapassar esta quantia e acreditam que a companhia tem que reembolsar os clientes.

Com a polêmica a Apple decidiu divulgar uma nota em seu website com uma advertência aos clientes, dizendo que "eles poderiam usar mais dados do celular" se deixarem a função ativada.

Mas o casal e alguns analistas acham que este aviso não é suficiente. "A Apple poderia ter colocado um aviso em pop-up no telefone para explicar o que tinha mudado" na atualização, segundo Daniel Gleeson, analista da consultoria em tecnologia IHS.

Mas para Gleeson o número de contas do celular com valores mais altos devido à função "deve ser pequeno" para aqueles usuários que contrataram um grande pacote de dados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.