Tamanho do texto

O IF é capaz de funcionar integrado às ferramentas do smartphone, além de mais de 50 serviços da internet

IF
Divulgação
IF

O IF é um aplicativo gratuito, disponível para Android  e iOS , que ajuda o usuário a criar ações automáticas que facilitam o uso do celular no dia a dia.

As possibilidade do programa são inúmeras e podem conter funções simples, como “fazer o celular entrar no modo silencioso sempre que chegar ao trabalho”, ou mais complexas, como “salvar no Dropbox todas as fotos em que você for marcado no Facebook”.

No IF, o usuário deve criar suas receitas estabelecendo quais são os gatilhos e as ações de resposta
Divulgação
No IF, o usuário deve criar suas receitas estabelecendo quais são os gatilhos e as ações de resposta

Embora seja muito útil, o programa é um pouco complicado de ser usado. Para programar uma ação automática no IF, é preciso criar uma receita, que deve conter dois itens: o gatilho e a resposta.

Alguns exemplos de gatilho são: uma foto tirada com o smartphone, um e-mail que chega para o usuário com anexo ou até mesmo uma foto curtida no Instagram. Em seguida, é preciso escolher a resposta que o IF terá para o gatilho. Para os exemplos citados, podemos escolher “publicar a foto no Facebook”, “salvar os anexos do e-mail no OneDrive” e “armazenar a imagem do Instagram no Google Drive”.

Por saber que o usuário pode ter suas dúvidas e dificuldades na hora de criar os gatilhos e as ações de resposta, o IF também oferece várias opções de receitas prontas, com descrições de como elas funcionam, e que podem ser escolhidas pelo usuário.

O IF está disponível apenas em inglês e, além das funções do celular, pode ser utilizado com mais de 50 serviços online, que vão desde redes sociais e contas de e-mail, como Facebook e Gmail, a até serviço de armazenamento em nuvem e aplicativos de anotações, como Dropbox e Evernote.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.