Tamanho do texto

Programas e sites permitem que usuário acompanhe mudanças no preço dos produtos e compare as ofertas das lojas online

Black Friday irá acontecer no dia 27 de novembro
Fosforix/Flickr
Black Friday irá acontecer no dia 27 de novembro

Na última sexta-feira desse mês irá acontecer, a sexta edição da Black Friday Brasil, ação que traz ofertas de produtos e serviços por 24 horas. E para ajudar os consumidores a não serem enganados e encontrarem os melhores preços, o iG Tecnologia separou várias dicas de serviços online que ajudam na hora de comprar qualquer coisa na internet.

Para comparar

Site Zoom permite comparar preço de um produto entre diferentes lojas virtuais
Reprodução
Site Zoom permite comparar preço de um produto entre diferentes lojas virtuais

Durante toda a BlackFriday, mais de uma loja irá oferecer os mesmos produtos e, provavelmente, preços diferentes serão cobrados em cada uma. Portanto, é importante pesquisar quanto uma mercadoria está custando em cada loja antes de fechar uma compra.

Algumas ferramentas online que cumprem esse papel são os sites Zoom  e Já Cotei . Em ambos, é preciso apenas digitar o nome do produto na barra de pesquisa para que os sites reconheçam a mercadoria e indiquem quanto ela custa em várias lojas online.

E uma vantagem desses serviços é que eles dão sugestões de produtos cujos preços caíram no dia, para o consumidor não perder nenhuma oportunidade.

Para reduzir

Plugin para Chrome permite reduzir preços em lojas online com apenas um clique
Reprodução
Plugin para Chrome permite reduzir preços em lojas online com apenas um clique

Não é porquê a última sexta-feira de novembro será um dia de descontos que não vale a pena tentar reduzir ainda mais os preços dos produtos. E para ajudar o consumidor a melhorar seu benefício, existe uma extensão para Google Chrome chamada Reduza , que permite diminuir os valores cobrados por mercadorias em lojas virtuais com apenas um clique.

Criado por três brasileiros, o plugin funciona de forma bastante simples. Depois que o usuário tiver instalado a extensão no navegador, basta que ele selecione o ícone do Reduza na barra superior da janela quando estiver na página de um produto qualquer. O programa irá verificar a loja e tentará gerar um desconto automático para o usuário.

Para oferecer esse serviço, o Reduza tenta diminuir os preços de duas maneiras diferentes. A primeira delas é através de parcerias já feitas entre o Reduza com lojas virtuais brasileiras. Algumas delas são: Saraiva, Submarino, Casas Bahia, Ricardo Eletro, além de várias outras.

Ao mesmo tempo, o Reduza também tenta diminuir o preço do produto a partir das promoções que as lojas já realizam normalmente. Para fazer isso, a equipe do Reduza cadastra em sua ferramenta, manualmente, todas as promoções que as grandes lojas online oferecem no momento. Então se, por exemplo, o Submarino estiver com um cupom de desconto para livros, mesmo que o consumidor não saiba desse cupom, caso ele tente pesquisar o preço de um livro no Reduza, conseguirá o desconto.

Para verificar

Extensão para Chrome traz para usuário informações sobre preços antigos de produtos online
Reprodução
Extensão para Chrome traz para usuário informações sobre preços antigos de produtos online

Não é novidade que muitas lojas aumentam os preços dos seus produtos na véspera da Black Friday. Isso é feito para que, no dia do evento, elas possam abaixar o valor das mercadorias e dizer que estão praticando altas porcentagens de desconto.

Para ajudar os consumidores a não cair nesse truque, existe um plugin para Chrome chamado Baixou Agora .

Criada pelo Buscapé, a extensão é capaz de gerar gráficos de preços para que o usuário verifique todas as mudanças que o preço de um produto específico teve nos últimos meses.

O plugin não atrapalha a navegação do usuário e apenas aparece quando for acessada alguma loja online cadastrada no serviço. Nessa hora, uma barra azul surge na parte de cima do navegador. Nela, além do botão de gráficos de preços antigo, também é possível encontrar funções para conseguir cupons de desconto e ferramentas para comparar preços.

Para acompanhar

O Yellowbag é capaz de alertar o usuário quando o preço de um produto é alterado na internet
Divulgação
O Yellowbag é capaz de alertar o usuário quando o preço de um produto é alterado na internet

Uma dica boa para a Black Friday é sempre definir uma lista de produtos, pois, no dia, a quantidade de ofertas é bastante alta e pode acabar distraindo o consumidor, o que pode levar a compras desnecessárias.

Para quem decidir seguir essa orientação, existe um aplicativo, chamado Yellowbag que ajuda seus usuários a criem lista de produtos em lojas virtuais e ainda envia notificações quando o preço das mercadorias é reduzido.

O aplicativo está disponível de graça para iOS  e Android , e para usá-lo é preciso criar uma conta no serviço, que pode ser feita com os dados do Facebook ou um e-mail pessoal. Com o cadastro pronto, o usuário poderá adicionar seus produtos ao app apenas copiando o link do produto na loja e colando-o no aplicativo.

O Yellowbag é capaz de reconhecer o nome do produto, o seu preço atual e até a loja em que ele está à venda. E após o programa identificar todas as informações da mercadoria, basta o usuário selecionar o botão “watch price”, para ser alertado quando o preço mudar.

É possível ativar até 20 alertas de mercadorias ao mesmo tempo no Yellowbag, e também dá para navegar pelas lojas online dentro do programa, o que facilita a criação de alertas de preço.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.