Tamanho do texto

Programa ajuda usuário a evitar distrações e gerenciar seu tempo para aumentar produtividade no trabalho e nos estudos

Pomodrone
Divulgação
Pomodrone

O Pomodrone é um aplicativo gratuito criado especialmente para quem tem o costume de procrastinar muito e precisa otimizar o seu tempo no trabalho ou nos estudos. O programa permite que o usuário aplique a técnica de gerenciamento de tempo Pomodoro de forma bastante simples e, com isso, melhore sua produtividade.

A técnica Pomodoro é um conhecido método desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo, na década de 1980. Nela, são criado intervalos de 30 minutos, dos quais 25 devem ser utilizados para trabalho contínuo, enquanto os 5 restantes devem ser reservados para descanso.

Portanto, para usar o aplicativo, tudo que o usuário precisa fazer é definir qual será sua atividade e programar a contagem regressiva. Também é importante permitir que o programa envie notificações, para que o usuário seja avisado quando cada período acabar.

A cada quatro ciclos completos, é aconselhado um descanso maior, de 15 a 30 minutos, para que o usuário não prejudique sua concentração.

Caso o usuário tenha interesse em ver gráficos feitos com seu histórico de produtividade, ou queira personalizar o tempo que dura cada ciclo, será preciso que ele compre a versão “pro” do programa, que custa US$ 1,99.

O Pomodrone está disponível apenas para iOS , mas para usuários de Android existem programas similares, como o ClearFocus , que também é gratuito e possui as mesmas ferramentas do Pomodrone.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.