Tamanho do texto

Emoji chamado de "Face com lágrimas de alegria" foi escolhido como a "palavra" que melhor refletiu o ethos, o humor, e as preocupações de 2015

Emoji é eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford
Reprodução
Emoji é eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford

Pela primeira vez na história da Palavra do Ano do Dicionário Oxford a palavra escolhida é, na verdade, uma imagem gráfica, no caso, de um emoji. Segundo postagem no blog oficial da publicação, o emoji chamado de "Face com lágrimas de alegria" foi escolhido como a "palavra" que melhor refletiu o ethos, o humor, e as preocupações de 2015. 

No texto, o Dicionário Oxford explica que fez uma parceria com o SwiftKey, popular empresa de teclado virtual, para explorar estatísticas de frequência e de utilização de alguns dos emoji mais populares em todo o mundo e 😂 foi escolhido porque era o emoji mais utilizado mundialmente em 2015.

A SwiftKey identificou que 😂 representou 20 % de todos os emojis utilizados no Reino Unido em 2015, e que foi utilizado por 17% das pessoas nos Estados Unidos, o que representou um forte aumento de 4% e 9%, respectivamente, frente a 2014. A palavra emoji teve um crescimento semelhante: embora seja encontrada em Inglês desde 1997, o uso da palavra mais que triplicou em 2015 em relação ao ano anterior, segundo dados da Oxford Dictionaries Corpus.

Na seleção, outras palavras ficaram bem cotadas como palavra do ano: sharing economy (Economia Compartilhada), they  (para representar pessoas de sexo indefinido), on fleek (expressão para quem é estiloso e atraente), ad blocker  (tipo de programa que bloqueia publicidade), refugee  (refugiados), brexil (mudança do Reino Unido para a União Europeia), Dark Web (parte escura da web) e lumbersexual  (estilo masculino de se vestir, com barba longa). 

Um emoji é 'uma imagem digital pequena ou um ícone usado para expressar uma ideia ou uma emoção nas comunicações electrônicas"; o termo emoji vem do japonês, das palavras "imagem"+ moji, que significa "letra, caráter". A semelhança com a palavra em Inglês emoticon ajudou na sua memorização e no aumento do uso, embora a semelhança seja na verdade mera coincidência: emoticon, a expressão facial composto por caracteres do teclado, vem das palavras em inglês emoção e ícone.

Emojis já não são propriedade apenas dos adolescentes. Pelo contrário, nos últimos tempos eles têm sido adotados como uma forma sutil de expressão que pode atravessar as barreiras linguísticas.