Tamanho do texto

Campanha online criada pelo Partido Pirata tenta reunir 10 mil assinaturas para salvar o Mega Filmes HD e libertar seus donos

Petição no Avaaz pede que libertem os administradores e salvem o Mega Filmes HD
Reprodução
Petição no Avaaz pede que libertem os administradores e salvem o Mega Filmes HD

Uma petição criada no site Avaaz pelo Partido Pirata  pede a libertação dos administradores do site Mega Filmes HD. A campanha online tem como objetivo reunir 10 mil assinaturas e já possui mais da metada. No texto de apresentação do pedido, seus autores explicam por que isto é importante: segundo eles, a petição é pela "libertação dos administradores e pelo livre compartilhamento de cultura e informação".

Duas pessoas foram presas pela Polícia Federal durante a operação Barba Negra e indiciadas pelos crimes de constituição de organização criminosa e de violação de direitos autorais. Outras cinco foram conduzidas coercitivamente para serem ouvidas na ocasião. O site Mega Filmes HD já está fora do ar . No Twitter, uma nova hashtag está sendo promovida pelos usuários da plataforma: #PrayForMegaFilmes .

"O Cunha tá solto, a Samarco de boas e a PF se preocupando em acabar com a diversão das pessoas? Não é desta forma que se combate a pirataria: não adianta prender administradores do Mega Filmes HD e nem dos outros milhares de sites iguais. Muito menos prender os milhões de usuários destes sites!", defende o texto do Partido Pirata. "Quer (tentar) acabar com pirataria? Crie um produto muito bom. Uma oferta fácil de comprar. Faça um lançamento em multi-línguas mundialmente no mesmo dia. Cobre um preço justo e faça funcionar em qualquer dispositivo" é a proposta dos autores da campanha online.

"Em um país rico em que o povo é pobre e paga por uma internet cara, uma televisão a cabo cara e cinemas caros, são sites como Mega Filmes HD fazem a verdadeira democratização da cultura. A prisão e o encarceramento são totalmente desproporcionais ao delito de 'violação de direitos autorais'", argumentam.

Polícia Federal prendeu grupo que operava o site Mega Filmes HD e site pode sair do ar
Reprodução
Polícia Federal prendeu grupo que operava o site Mega Filmes HD e site pode sair do ar

Além das prisões, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Cerquilho e Campinas, em São Paulo, e em Ipatinga, em Minas Gerais. A pedido da PF, as contas de sete suspeitos de gerenciar o site foram bloqueadas.

O Mega Filmes HD é um dos portais de filmes online mais populares do Brasil, com um acervo com mais de 150 mil títulos entre filmes, séries e shows, todos eles transmitidos de forma pirata e sem repasse algum a estúdios e produtoras detentores dos direitos autorais.

Segundo ressalta a nota da PF , havia transmissão de programas antes mesmo das estreias oficiais. De acordo com a investigação, o lucro do site era obtido através da venda de publicidade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.