Tamanho do texto

Site Mega Filmes HD saiu do ar após ter seus donos presos em uma operação chamada de Barba Negra da Polícia Federal

Polícia Federal prendeu grupo que operava o site Mega Filmes HD e site saiu do ar
Reprodução
Polícia Federal prendeu grupo que operava o site Mega Filmes HD e site saiu do ar

Recém-retirado do ar, o site de filmes e séries online Mega Filmes HD já conta com clones que reúnem o seu acervo. Pelo menos dois endereços prometem levar aos fãs o acervo do Mega Filmes HD: um deles hospedado no Blogspot, o  Mega Filmes Full HDTV , cujo slogan é "corta uma cabeça nasce duas,site em construção" (sic), e o Mega Filmes HD 2.0 , que afirma "Uma porta se fecha, mais sempre existira uma Janela aberta! Mega filmes HD 2.0 #Oretorno, iremos Voltar ainda Mais forte e com nosso acervo Completo!".

O Mega Filmes HD é um dos portais de filmes online mais populares do Brasil, com um acervo com mais de 150 mil títulos entre filmes, séries e shows, todos eles transmitidos de forma pirata e sem repasse algum a estúdios e produtoras detentores dos direitos autorais.

Presos em uma operação da Polícia Federal chamada de Barba Negra, os dois administradores do site de filmes e séries online foram indiciadas pelos crimes de constituição de organização criminosa e de violação de direitos autorais. Outras cinco foram conduzidas coercitivamente para serem ouvidas na ocasião. 

Além das prisões, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Cerquilho e Campinas, em São Paulo, e em Ipatinga, em Minas Gerais. A pedido da PF, as contas de sete suspeitos de gerenciar o site foram bloqueadas. Segundo ressalta a PF em nota , havia transmissão de programas antes mesmo das estreias oficiais. De acordo com a investigação, o lucro do site era obtido através da venda de publicidade.

Petição no Avaaz pede que libertem os administradores e salvem o Mega Filmes HD
Reprodução
Petição no Avaaz pede que libertem os administradores e salvem o Mega Filmes HD

Petição a favor do Mega Filmes HD

Logo após a notícia das prisões e de que o site sairia do ar, fãs ligados ao Partido Pirato criaram uma petição online pedindo a libertação dos administradores do site e a salvação do Mega Filmes HD . Inicialmente, a campanha pedia 10 mil assinaturas. Agora, já busca 30 mil apoiadores à causa. No texto de apresentação do pedido endereçado a Polícia Federal e a Presidência da República, seus autores explicam por que isto é importante: pela "libertação dos administradores e pelo livre compartilhamento de cultura e informação".

"O Cunha tá solto, a Samarco de boas e a PF se preocupando em acabar com a diversão das pessoas? Não é desta forma que se combate a pirataria: não adianta prender administradores do Mega Filmes HD e nem dos outros milhares de sites iguais. Muito menos prender os milhões de usuários destes sites!", defende o texto do Partido Pirata. "Quer (tentar) acabar com pirataria? Crie um produto muito bom. Uma oferta fácil de comprar. Faça um lançamento em multi-línguas mundialmente no mesmo dia. Cobre um preço justo e faça funcionar em qualquer dispositivo" é a proposta dos autores da campanha online.

"Em um país rico em que o povo é pobre e paga por uma internet cara, uma televisão a cabo cara e cinemas caros, são sites como Mega Filmes HD fazem a verdadeira democratização da cultura. A prisão e o encarceramento são totalmente desproporcionais ao delito de 'violação de direitos autorais'", argumentam.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.