Tamanho do texto

Quem comprou tem que ficar atento e não acreditar neste tipo de mensagem criada pelos criminosos cibernéticos

E-mails com informações falsas sobre produtos comprados na Black Friday podem ser ataque de cibercriminosos
Thinkstock
E-mails com informações falsas sobre produtos comprados na Black Friday podem ser ataque de cibercriminosos

Milhões de consumidores devem aproveitam as promoções da Black Friday no Brasil. E é óbvio que criminosos cibernéticos estão de olho até na hora de você receber os produtos em casa. Por isso já criaram um e-mail falso para tentar enganar quem aguarda ansiosamente que seu pedido seja entregue.

A mensagem traz no título “Seu pedido foi entregue a transportadora” para justamente atrair a atenção de quem participou da Black Friday. No entanto, trata-se de um e-mail que pede ao usuário de computador acessar a um link para ver a nota fiscal pretensamente emitida e sugere outro link com acesso ao pedido. Ambos são falsos e direcionam para um servidor que vai baixar um arquivo compactado (.zip) que contém um cavalo de troia criado para roubar os dados pessoais e bancários do consumidor, que não deve acreditar neste tipo de mensagem, mesmo sabendo que a sua loja preferida pode fazer a confirmação de compra e dos envios por e-mail.

“O melhor é entrar em sua conta na loja eletrônica e acompanhar o processo da compra realizada. As notas fiscais também podem ser vistas no mesmo sistema”, alerta Marco Rodrigues, da Štíty Tecnologia, distribuidora das soluções antivírus da Avast no Brasil. Além disso, usuários devem apagar imediatamente este tipo de mensagem e manter seus sistemas de computador e software antivírus sempre atualizados. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.