Tamanho do texto

CEO da rede social criou um Instant Articles para divulgar o nascimento de sua filha Max e também a doação de 99% de suas ações do Facebook para a iniciativa Chan Zuckerberg

Para celebrar o nascimento de sua filha Max, Mark Zuckerberg publicou uma carta, assinada em conjunto com sua mulher, Priscilla, na qual anuncia a criação de uma organização
Reprodução
Para celebrar o nascimento de sua filha Max, Mark Zuckerberg publicou uma carta, assinada em conjunto com sua mulher, Priscilla, na qual anuncia a criação de uma organização

Com um textão no Facebook , publicado por meio do recurso Instant Articles, o CEO da rede social Mark Zuckerberg anunciou em uma carta assinada em conjunto com sua mulher Priscilla Chan a chegada da sua primeira filha Max. Ela nasceu no início da semana de ação de graças, pesando 3,4 Kg. Além disso, a extensa carta apresenta a Chan Zuckerberg Iniciative, uma organização cujo objetivo é reunir pessoas em todo o mundo para promover o potencial humano e promover a igualdade para todas as crianças da próxima geração. Ainda de acordo com a carta, durante suas vidas, Priscilla e Mark doarão 99% das suas ações do Facebook – avaliadas em US$ 45 bilhões – para avançar nessa missão.

"Nossas áreas iniciais de foco serão a personalização do aprendizado, a cura de doenças, a conexão de pessoas e a construção de comunidades fortes", explica o casal no texto. "Precisamos investir a longo prazo, pensando nos próximos 25, 50 ou até 100 anos. Os maiores desafios precisam de horizontes de longo prazo e não podem ser resolvidos por pensamentos de curto prazo", diz a publicação.

A amorosa carta começa assim: "Querida Max, sua mãe e eu ainda não temos palavras para descrever a esperança de futuro que você nos deu. Sua nova vida é cheia de promessas, e nós esperamos que você seja feliz e saudável para que você possa explorá-la totalmente. Você já nos deu um motivo para refletir sobre o mundo que nós esperamos que você viva. Como todos os pais, queremos que você cresça em um mundo melhor que o nosso".

Saúde, pobreza, conhecimento e tecnologia são alguns temas abordados por Zuckerberg em sua carta. "Nossas esperanças para a sua geração giram ao redor de duas ideias: o avanço do potencial humano e a promoção da igualdade". Segundo o artigo, avançar no potencial humano significa empurrar os limites sobre o quão grande uma vida humana pode ser. Já a promoção da igualdade é sobre se certificar que todos possuem acesso a essas oportunidades, independente da nação, famílias ou circunstâncias em que eles nascem. "Hoje somos roubados do potencial que temos para oferecer. A única maneira de alcançar todo o nosso potencial é canalizar os talentos, ideias e contribuições de cada pessoa no mundo", diz o texto. 

A few weeks before Max’s birth, Priscilla and Mark took a morning to reflect and record their hopes for their daughter and all children of her generation.

Posted by Chan Zuckerberg Initiative on Tuesday, December 1, 2015

Zuckerberg fala do seu próprio exemplo e de sua mulher para justificar a criação dessa iniciativa que leva o sobrenome de ambos: "Nossa experiência com a aprendizagem personalizada, acesso à internet, e educação e saúde comunitária moldou a nossa filosofia". E também da importância da internet: ä internet é tão importante que para cada 10 pessoas que ganham acesso à internet, uma pessoa é retirada da pobreza e cerca de um novo emprego é criado. No entanto, ainda mais do que a metade da população do mundo, mais de 4 bilhões de pessoas, sem acesso à internet".

Por fim, Zuckerberg avisa que novos detalhes sobre essa iniciativa serão compartilhados nos próximos meses, uma vez que eles ainda precisam encontrar seu novo ritmo como família e voltar das respectivas licenças maternidade e paternidade. "Entendemos que você vai ter muitas perguntas sobre como e por que estamos fazendo isso", escreveu o executivo. E a carta termina com: "Max, nós amamos você e sentimos uma grande responsabilidade para deixar o mundo um lugar melhor para você e para todas as crianças. Desejamos-lhe uma vida cheia do amor, da esperança e da alegria que você vai nos dar. Nós não podemos esperar para ver o que você trará para este mundo. Com amor, mamãe e papai".

Priscilla and I are so happy to welcome our daughter Max into this world!For her birth, we wrote a letter to her about...

Posted by Mark Zuckerberg on  Tuesday, December 1, 2015

Instant Articles no Brasil

A partir de agora, usuários brasileiros do Facebook encontrarão conteúdos criados com o Instant Articles, uma ferramenta que permite aos veículos de comunicação levar histórias interativas para os leitores pelo Feed de Notícias do Facebook. Os Instant Articles fazem com que a experiência de leitura seja mais rápida em relação às matérias da internet abertas em dispositivos móveis.

Uma série de recursos interativos permitem que os leitores ampliem o texto, explorem fotos em alta definição ao mover o celular, assistam a vídeos que são reproduzidos automaticamente enquanto leem uma notícia, naveguem por mapas interativos, escutem opções de áudio e até curtam e comentem partes específicas de uma matéria.

A novidade estará disponível para todos os usuários de iPhone na América Latina e serão estendidos gradualmente para Android nas próximas semanas.

    Leia tudo sobre: facebook
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.