Tamanho do texto

Ferramenta disponível em smartphones Android ajuda usuários a organizem seu dia-a-dia por meio do comando de voz

Google Now exibe informações solicitadas pelo usuário como as melhores rotas em um determinado momento e a previsão do tempo
Reprodução
Google Now exibe informações solicitadas pelo usuário como as melhores rotas em um determinado momento e a previsão do tempo

Assistente virtual pessoal que funciona também por comando de voz, o Google Now está na vida dos usuários de Android há algum tempo, mas ainda é pouco conhecido. Além dos cartões com as informações que o aplicativo julga como mais importantes para o usuário, o assistente obedece a comandos de voz que habilitam as principais funções do celular. Para acionar o recurso basta dizer "Ok Google" ou tocar no microfone na barra de buscas do Google no smartphone ou tablet.

Alternativa para buscas por escrito no Google, a ferramenta tem alguns comandos que podem facilitar a rotina dos usuários de Android. Os comandos feitos por voz são transformados em um texto codificado pelo aplicativo, que conta com diversas formas de realizar as funções do celular.

O Google Now possui comandos básicos para ligar ou enviar mensagens SMS para um contato. Também é possível "Mandar um e-mail", desde que a conta do destinatário tenha sido salva em sua página na lista de contatos antes. A ferramenta permite ainda iniciar aplicativos com comandos semelhantes como "Abrir Facebook" ou acessar uma página na web com "Vá para o site ig.com.br". Confira abaixo outros comandos úteis do assistente:

Conhecimentos gerais

O usuário pode fazer perguntas rápidas que serão pesquisadas no Google, como o fuso de um determinado local por meio de um comando parecido com "horário em Tóquio". A busca também dá informações rápidas sobre pessoas ou locais, como "Quem é o presidente da Argentina" ou "Onde fica o Taj Mahal", e datas comemorativas como "Quando será o Dia das Mães".

Planejamento

A organização da agenda e da rotina do usuário durante a semana pode ser simplificada com o uso do Google Now. É possível utilizar um comando como "Criar um alarme para a sexta-feira, às nova da manhã" ou criar lembretes que enviarão uma notificação na data especificada ou quando o usuário passar pelo local selecionado, utilizando um comando parecido com "Me lembre de passar no supermercado". Neste caso, é preciso optar por um local. A partir daí o assistente utiliza as informações do GPS do smartphone para saber o momento certo de exibir o aviso, ou seja, quando você estiver no supermercado sinalizado.

A ferramenta pode ajudar ainda mais se o usuário organizar suas atividades por meio da agenda do Google. Basta utilizar um comando parecido com "Crie um evento no meu calendário: aniversário na terça às cinco da tarde". Algo semelhante pode ser feito em relação às notas. Neste caso, o usuário tem a opção de enviar o comentário para o Gmail ou para um aplicativo específico para a criação de notas, como o Google Keep.

Localização

O Google Now indica as rotas para os locais desejados por meio do GPS do smartphone. Para que o comando funcione, é preciso que a ferramenta de localização esteja habilitada. Caso o usuário tenha configurado alguns locais no Google Maps, pode apenas dizer "Rota para casa" ou "Caminho para o trabalho".

Além disso, é possível perguntar onde fica um endereço específico, como Avenida Paulista, ou um local genérico, como o hospital ou o restaurante mais próximos, com um comando como "Rota para o restaurante mais próximo". O assistente utiliza as informações de locais cadastrados no Google Maps e exibe o melhor trajeto a partir do local do usuário.

Assistente exibe informações sobre locais, organiza a agenda e realiza operações matemáticas
Reprodução
Assistente exibe informações sobre locais, organiza a agenda e realiza operações matemáticas


Calculadora

Se o usuário precisar rapidamente de uma calculadora, pode perguntar para o assistente o resultado de contas rápidas como "oito vezes sete" ou de cálculos mais elaborados como "sete vezes nove mais trinta por cento de onze". Além disso, o Google Now funciona como uma calculadora científica, realizando contas com raízes quadradas, logaritmos e trigonometria e respondendo em alto e bom som, além de mostrar na tela, é claro.

Conversor de moedas e unidades de medida

O aplicativo também realiza cálculos de câmbio. As conversões dos valores de moedas podem ser feitas com comandos parecidos com "Converter 100 dólares em reais" ou "Converter 1000 reais em euros". Há a possibilidade de converter unidades de medidas de diversas categorias. O aplicativo consegue realizar cálculos de unidades mais simples como comprimento e tempo até dados mais complexos como consumo de combustível.

Previsão do tempo

A ferramenta aceita perguntas sobre a previsão do tempo para os próximos dias na cidade do usuário com comandos parecidos com "Previsão do tempo no sábado". O aplicativo exibe estimativas detalhadas por hora de como será seu dia.

Também é possível receber informações sobre o clima em uma localidade específica. Basta que o usuário diga algo como "Previsão do tempo em Londres". O assistente disponibiliza as previsões de temperatura, probabilidade de chuva, umidade relativa do ar e até mesmo velocidade do vento feitas pelo site www.weather.com.

Aplicativos e conteúdos

As funções essenciais de aplicativos integrados com o Google Now podem ser ativadas por comandos de voz. É possível enviar uma mensagem para um contato no WhatsApp com um comando semelhante a "Enviar WhatsApp para Maria: Olá, tudo bem?".

Caso o usuário diga algo parecido como "Tocar Roberto Carlos", a ferramenta dará a possibilidade de escolher entre reprodutores de música, como Spotify, TuneIn e Google Play Música, desde que estejam instalados no celular, é claro.

O usuário também pode realizar buscas relacionadas a vídeos, com um comando parecido como "Abrir YouTube Star Wars". Os primeiros resultados exibidos pelo assistente direcionam para o aplicativo da plataforma.

Erros e acertos

Mesmo simplificando diversas funções do celular, o aplicativo poderia receber algumas melhorias. Durante nossos testes, não foi possível criar rotas para os endereços dos contatos, por exemplo. Com o comando de voz, o usuário poderia receber informações do trajeto sem a necessidade de traçar a rota diretamente na página do contato.

Atualmente, o Google Now não consegue ajudar o usuário que deseja definir uma frequência específica para alarmes. Além disso, seria interessante se o assistente de voz do Google recebesse integrações com mais aplicativos, como Facebook ou Twitter.

Mas, é claro, também há pontos positivos. A mesma tarefa pode ser feita com variações no comando de voz, como tempo verbal e, em alguns casos, com sinônimos. Assim, o usuário pode decidir pela melhor maneira utilizar um comando, sem a necessidade de decorar frases específicas. A ampla base de dados do Google contribui com diversas informações obtidas rapidamente para o usuário.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.