Tamanho do texto

Criado pelo Mães da Sé, recurso exibe informações do desaparecimento no captcha de sites que aderem à campanha

Ferramenta substitui as palavras aleatórias por causa social
Divulgação
Ferramenta substitui as palavras aleatórias por causa social

Diversos sites utilizam verificadores captcha para evitar spam e diferenciar computadores e humanos. O recurso pede que o usuário escreva o conteúdo exibido de uma forma distorcida para finalizar o envio de um formulário. Aproveitando o grande uso do captcha, a ONG Mães da Sé criou o Captcha Desaparecido , que exibe informações sobre pessoas desaparecidas.

Ao invés das palavras aleatórias no captcha, a ferramenta mostra o nome e a data do desaparecimento. Além disso, o Captcha Desaparecido conta com um atalho para que as pessoas possam enviar mensagens para a ONG caso tenham informações sobre a pessoa da foto.

Os criadores da campanha esperam que o maior número de sites se mobilizem em prol da casa. Afinal, quanto mais pessoas virem essas fotos e nomes, maiores são as chances dessas pessoas serem encontradas.

De acordo com estimativas da Mães da Sé, no Brasil ocorrem 40 mil casos de desaparecimento a cada ano. A ONG foi criada em 1996 para ajudar a encontrar pessoas desaparecidas e prestar assistência psicológia aos familiares.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.