Tamanho do texto

Único site sem fins lucrativos entre os dez mais acessados do mundo oferece milhões de artigos para os usuários

Site é o único projeto sem fins lucrativos entre os dez mais acessados do mundo
Reprodução
Site é o único projeto sem fins lucrativos entre os dez mais acessados do mundo

A plataforma que substituiu as extensas enciclopédias impressas completou 15 anos de existência nesta sexta-feira (15). Antes da criação do Wikipédia, quem precisasse de pesquisas sobre diversos assuntos precisava de livros que não eram nada baratos ou, então, ir até a biblioteca mais próxima. Hoje, o usuário pode, com apenas alguns cliques, ter acesso a milhões de artigos, fotos e fontes de informação sem precisar pagar nada. Ou quase nada se você for uma daquelas pessoas que decidiram atender aos apelos recentes da Wikipédia por contribuições financeiras espontâneas. 

Mesmo sendo um site sem fins lucrativos, a Wikipédia se tornou um dos 10 mais acessados do mundo em 2007. Isso foi possível quando milhões de usuários passaram a trabalhar juntos e unir seu conhecimento para formar uma das principais plataformas colaborativas do mundo. O site permite que qualquer usuário edite as informações presentes nos artigos. O conteúdo é frequentemente revisado por membros da comunidade para tornar o site o mais confiável possível.

As pessoas que trabalham no site são conhecidos como Wikipedians e são responsáveis por criar regras e diretrizes para ajudar outros que também desejam contribuir com o site.

Além dos voluntários, a versão em inglês do site conta com quase 2 mil robôs, que têm até nome, para fazer tarefas repetitivas para os voluntários. O PhotoCatBot, por exemplo, ajuda as pessoas a encontrar artigos que precisam de imagens. O que pouca gente sabe é que os desenvolvedores da Wikipédia também criaram outras ferramentas gratuitas como dicionário , livros digitais , banco de dados para citações , plataforma de estudos  e até  guia de viagens .

Um dos primeiros artigos escritos no Wikipédia continha uma pequena definição sobre um poodle. "Um cachorro por qual todos os outros são comparados". Atualmente, a mesma página conta com mais de 5 mil palavras e inclui os diversos nomes que as pessoas criaram para os poodles cruzados com outras raças.

Três anos após a fundação do site, os desenvolvedores criaram o Wikimedia Commons para oferecer aos usuários um repositório com imagens e vídeos livres. A primeira imagem cadastrada no site mostrava apenas um par de codornas. Até o momento, o site conta com mais de 30 milhões de arquivos cadastrados.

Os dados do Wikipédia já foram utilizados para prever o crescimento de doenças pelo mundo. Em 2014, o Los Angeles Times destacou um grupo de pesquisadores que examinou os dados da Wikpédia durante três anos para anunciar com antecedência o crescimento do número de infectados por dengue no Brasil e gripe nos Estados Unidos, Japão, Polônia e Tailândia.

O conteúdo disponível na Wikipédia é tão vasto que seria impossível para um usuário ler todos os artigos neste período em que o site está no ar. Seriam necessários 16 anos para completar a leitura do conteúdo em inglês, levando em conta que não houvesse nenhuma pausa ou que o usuário ficasse todo o tempo sem dormir. Para comemorar o aniversário, a Wikipédia lançou um site especial  com mais informações.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.