Tamanho do texto

Limitação de recursos para o aplicativo e número baixo de usuários foram os principais motivos para a decisão

Segundo WhatsApp, aparelhos Android, iOS e Windows Phone representam 99,5% dos usuários
ALV / Flickr
Segundo WhatsApp, aparelhos Android, iOS e Windows Phone representam 99,5% dos usuários

O WhatsApp encerrará o suporte para celulares com sistemas BlackBerry (incluindo BlackBerry 10), Nokia S40, Nokia Symbian S60, Android 2.1, Android 2.2 e Windows Phone 7.1 até o final de 2016. A decisão foi tomada por dois motivos principais: as limitações técnicas dos aparelhos e o número baixo de usuários.

Segundo dados do aplicativo, cerca de 70% dos dispositivos vendidos na época em que o WhatsApp foi criado, em 2009, eram desenvolvidos por BlackBerry e Nokia. Aparelhos Android, iOS e Windows Phone eram responsáveis por 25% da participação, mas hoje somam cerca de 99,5% de todo o mercado.

"Por mais que estes aparelhos celulares tenham feito uma importante parte em nossa história, eles não possuem a capacidade requerida para que possamos expandir os recursos de nosso aplicativo no futuro", informa a nota divulgada pela empresa.

O aplicativo não informou se os usuários não poderão mais utilizar o aplicativo ou se apenas não receberão novas atualizações. De qualquer modo, os usuários destes aparelhos não serão privilegiados em caso de inclusão de novos recursos ou de grandes mudanças no aplicativo.

De acordo com o comunicado, o app deve investir mais em recursos de segurança e em formas de manter o usuário conectado com seus contatos. O aplicativo não deixou claro a data exata para o encerramento do suporte, mas recomenda que o usuário troque para um celular mais atual para continuar usando o aplicativo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.