Ministério das Comunicações manda Anatel exigir planos de internet ilimitados

Agência deve estabelecer meios para operadoras oferecerem ao menos um plano com franquia de dados ilimitada

André Figueiredo também determinou que a Anatel continue com discussões sobre o tema
Foto: José Cruz/Agência Brasil
André Figueiredo também determinou que a Anatel continue com discussões sobre o tema

O ministro André Figueiredo estabeleceu regras para a oferta de planos de internet fixa. De acordo com a portaria nº 2.115, publicada no edição no Diário Oficial da União, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve estabelecer meios para as operadoras de internet oferecerem ao menos um plano com franquia de dados ilimitada.

O texto prevê que a agência será a responsável por fazer com que "as ofertas de serviços sejam transparentes, não enganosas, comparáveis, mensuráveis e adequadas ao perfil de consumo do cliente".

Figueiredo também determinou que a Anatel continue com o processo de discussão sobre aspectos jurídicos, técnicos e econômicos ao tema. Em abril, o Conselho Diretor da agência decidiu proibir limites na internet fixa por tempo indeterminado e levar os debates para um circuito deliberativo com base nas manifestações recebidas pelo órgão.

Com a posse de Michel Temer na presidência , André Figueiredo dará lugar a Gilberto Kassab. O ministério muda de nome e passa a abranger Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.