Tamanho do texto

Quem disse que aprender inglês não pode ser divertido? Plataformas ensinam o idioma de forma lúdica e prática

Brasil Econômico

Nos dias de hoje ter fluência em outro idioma abre portas na vida pessoal e profissional. Por isso, é importante que os pais invistam em uma educação bilíngue quando os filhos ainda são pequenos. O ensino de inglês nas escolas pode e deve ser complementado com atividades lúdicas durante as férias escolares. Há centenas de sites na internet e aplicativos gratuitos disponíveis para a prática do idioma voltados especialmente para a criançada. Conheça 10 sites e 10 aplicativos que usam músicas, histórias, vídeos e games para ensinar inglês aos pequenos.

LEIA MAIS: Sete aplicativos para melhorar fotos e vídeos

1.  Up To ten 

O site Up To Ten disponibiliza canções, desenhos animados, atividades para colorir, mais de 100 jogos para crianças de até 10 anos e galerias de imagens com fotos de seus usuários, tudo em inglês . O site foi criado em 1999 e desde aquele ano já ganhou vários prêmios. A plataforma reúne atividades divertidas e desafiadoras, que estimulam a criança a desenvolver a memória e a resolver problemas. O site é acessado por crianças de várias partes do mundo, como Estados Unidos, França, Canadá, Reino Unido, Bélgica e Suíça.

Crianças podem aprender inglês escrevendo suas próprias histórias
Reprodução
Crianças podem aprender inglês escrevendo suas próprias histórias


2.  Prim ary Games 

O site Primary Games é repleto de jogos das mais variadas temáticas: carros, culinária, esportes, aventura e muitos outros. Também é possível montar quebra-cabeças, selecionar games que desafiam o raciocínio e até aprender matemática. Atividades de ciência, leitura e estudos sociais também são opções para a criançada.

3. Highlights Kids

Highlights Kids disponibiliza centenas de hitórias animadas, artigos e até poemas para as crianças que são fãs de leitura. Os artigos são disponibilizados em forma de texto e áudio para que elas pratiquem não apenas a leitura, mas também a compreensão auditiva. O site ensina ainda a fazer experimentos científicos e trabalhos manuais. Uma ótima pedida para crianças já alfabetizadas.

4. Activity Village

Activity Village é uma ótima fonte de recursos para pais e professores. É possível entrar no site e imprimir uma série de atividades para que as crianças trabalhem em grupo. No site, os pequenos encontram quebra-cabeças, atividades para colorir e instruções para fazer trabalhos manuais, como cartões e artesanatos de temáticas variadas, como Dia dos Pais, Halloween, Natal etc. A plataforma é ideal para crianças mais novas.

Quem disse que não é possível aprender matemática aprendendo inglês?
Reprodução
Quem disse que não é possível aprender matemática aprendendo inglês?



5. Fun Brain

O site Fun Brain oferece jogos educacionais para crianças de todas as idades. Além de acessar jogos, os usuários podem escolher entre uma infinidade de livros uma boa história para ler online sozinhos, ou com os pais. Todas as regras dos jogos disponíveis são descritas em inglês, permitindo que a criança aprenda se divertindo. Nos jogos de tradução, como o game The Translator Alligator, os pequenos podem aprender palavras não apenas em inglês, mas também em espanhol. 

6. Turtle Diary

Aprender. Praticar. Brincar. Esse é o lema do site Turtle Diary, voltado para crianças do jardim de infância à 5ª série. As atividades são divididas por idade e, ainda é possível filtrá-las: Jogos de matemática para crianças que estão na pré-escola? Vídeos de ciências para crianças que estudam na terceira série? Ou quem sabe jogos de perguntas e respostas sobre artes para crianças de 7 anos? Já pensou em ver seu filho estudando números decimais, frações e geometria com exercícios de matémática elaborados totalmente em inglês? O conteúdo visto em sala de aula pode ser revisto de uma forma diferente e divertida dentro de casa. Os pequenos estão começando a aprender gramática no colégio? Que tal fazer junto com ele alguns exercícios de vocabulário e morfologia?

7. Hooda Math

Como o próprio nome sugere o Hooda Math é um site especializado em games de matemática. Não importa se seu filho está no jardim de infância ou no ensino fundamental, ele pode aprender ou aperfeiçoar os conhecimentos em matemática jogando online. Operações matemáticas simples, frações ou álgebra: tem exercícios de várias modalidades no Hooda Math. As crianças amantes de jogos de lógica e de física vão passar horas em frente ao computador.

LEI MAIS: Cinco dicas para quem deseja criar um aplicativo

8. Dream English

O site é voltado para crianças mais novas que estão aprendendo as primeiras palavras, e proporciona aos pais e às crianças músicas, jogos e vídeos que ensinam os números, as cores, as formas e as partes do corpo, além dos dias da semana e algumas expressões.

9. PBS Kids

O grande barato do PBS Kids é a interatividade da plataforma com as crianças. Elas são convidadas a pensar e escrever suas próprias histórias. As melhores recebem um lugar de destaque em uma página do site, a qual todos os usuários podem ter acesso. Lá você pode conferir histórias como The Greatest Treasure, The Super Scary Bear e I Think My Teacher is a Witch, todas escritas e ilustradas pelas crianças.

10. Enchanted Learning

O site Enchanted Learning ensina desde o alfabeto até os países do mapa mundi, oferece atividades de geografia e astronomia e disponibiliza biografias de grandes nomes da história e da filosofia. É uma plataforma com uma variedade muito grande de atividades para crianças de todos os gostos. 

Ficou interessado em saber mais?  Além dos sites que listamos, há uma série de aplicativos voltados para crianças com o mesmo propósito: ensinar inglês da forma mais legal possível! Essas são algumas opções: Park Math; Alphabet Zoo; Farm 123; Busuu Kids; Lunch Box; Action Words; Math Zombies; ABC Zoo; One More Story; Awesome Eats. 

Enjoy!

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.