Instagram anuncia o lançamento de ferramentas para negócios no Brasil

Perfis comerciais, informações e métricas já estão disponíveis para todos os brasileiros; habilidade de promover posts de sucesso será lançada em breve

Muitos empreendedores enxergam o Instagram  como uma oportunidade de tranformar suas paixões em ganha pão. Pensando nos empresários que recorrem à plataforma para desenvolver suas empresas, o aplicativo anunciou nesta segunda-feira (15) que vai disponibilizar ferramentas voltadas para os negócios. As novidades prometem aprimorar a comunicação entre as empresas e seus públicos, além de possibilitar que os empreendimentos tenham acesso a mais informações sobre as contas dos seus clientes e encontrem novos consumidores por meio do aplicativo. Os empreendedores também poderão promover qualquer publicação que fizerem no Instagram e incluir um botão "saiba mais" para alcançar novos consumidores dentro do seu público-alvo.

+ Consulta Serasa gratuita pelo celular? Agora é possível: veja serviço

Consumidores também devem ser beneficiados pelas novidades do aplicativo. Com as novas ferramentas que chegaram ao Brasil, os consumidores poderão receber informações importantes diretamente do perfil da sua marca predileta - como endereço e contato - no Instagram .

Aplicativo passou a disponibilizar perfis comerciais, informações e métricas para empreendedores no Brasil nesta segunda-feira (15)
Foto: Reprodução
Aplicativo passou a disponibilizar perfis comerciais, informações e métricas para empreendedores no Brasil nesta segunda-feira (15)

As empresas, por sua vez, terão informações privilegiadas: saberão quais posts tiveram as melhores performances, em quais dias da semana e em quais períodos do dia, e ainda contarão com uma quebra demográfica dos seguidores.

Perfis comerciais no Instagram

As empresas brasileiras que optarem por adotar perfis comerciais agora podem escolher de que forma os consumidores entrarão em contato: por telefone, texto ou e-mail por meio do botão de contato. Os empreendedores que optarem por adotar perfis comerciais terão acesso às métricas de performance da conta e poderão promover posts.

Como converter um perfil pessoal no Instagram em um perfil comercial

1. Acesse o seu perfil e toque no ícone situado no lado superior direito.
2. Toque em Alternar para um Perfil comercial.
3. Na tela Conectar sua Página do Facebook, você verá todas as Páginas do Facebook das quais você é administrador no momento. Selecione a Página que você gostaria de associar ao seu Perfil comercial no Instagram. Saiba mais sobre Funções da Página.
4 . Na página Configure seu perfil comercial, verifique as informações de contato da sua empresa, faça as alterações necessárias e toque em Concluir.

Informações e métricas no Instagram

Na seção Informações e métricas, o aplicativo  dará aos empreendedores informações agregadas sobre seus seguidores, quais são os posts que tem o melhor desempenho e em quais momentos isso acontece. 

Você viu?

As empresas que conhecem o comportamento de seus seguidores e os dados demográficos da sua audiência podem criar conteúdo mais relevante, levando em consideração também o tempo de postagem.

Quais informações serão disponibilizadas pelo Instagram para o empreendedor

1. Impressões: O número de visualizações que sua publicação recebeu
2. Alcance: Número de contas exclusivas que visualizaram sua publicação
3. Cliques no site: Número de contas que tocaram no link do site em seu Perfil comercial.
4. Atividades do seguidor: Média de vezes em que seus seguidores estão no Instagram em um dia comum

As impressões correspondem ao total de vezes que sua publicação foi vista. Uma única pessoa pode visualizar sua publicação 5 vezes. Cada vez que elas a virem, você receberá uma impressão. O alcance é baseado no número de indivíduos que visualizarem sua publicação. Cada indivíduo só poderá ser contado uma vez, mesmo se ele visualizar sua publicação muitas vezes.

Você também poderá seguir as informações sobre seus seguidores, incluindo o gênero, a idade e as informações sobre a localização.

+ Uber lança serviço de entrega de refeições

Caso você esteja visualizando as informações a partir de uma publicação, será possível ver as Impressões, o Alcance e o Envolvimento. O envolvimento inclui o número total de contas únicas no Instagram que curtiram ou comentaram sua publicação.

A habilidade de promover publicações de sucesso chegará ao Brasil nos próximos meses e possibilitará que os empreendedores transformem posts de sucesso em anúncios, diretamente do aplicativo do Instagram. Também será possível incluir um botão para encorajar os internautas a tomarem algum tipo de ação em relação à ele. As empresas poderão escolher o público-alvo ou deixar que o aplicativo sugira um. Em seguida, o post será promovido pelo tempo que o empreendedor determinar.

Como promover publicações

1. Abra seu aplicativo do Instagram.
2. Acesse o seu perfil.
3. Selecione a publicação que você gostaria de promover tocando na publicação.
4. Abaixo da imagem da publicação, toque em Promover.
5. Preencha os detalhes da sua promoção definindo detalhes como Público (quem você deseja alcançar), Orçamento (quanto você deseja gastar) e Duração (por quanto tempo você deseja veicular sua promoção). Toque em Avançar depois de definir esses detalhes.
6. Para concluir sua promoção, toque em Promover.